A reforma do ensino médio no país, visa de maneira geral (Vírgula) o melhoramento do desempenho do estudante nas matérias as quais ele mais se identifica, visando assim obter melhores índices educacionais no país, garantindo maiores propensões à a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho tendo uma formação mais direcionada e especializada.
Ressaltando que a reforma do ensino médio é um conjunto de novas diretrizes, (Sem vírgula) que terão a função de alterar a distribuição das treze disciplinas, antigamente obrigatórias, ofertará em mais abundância o ensino técnico e incentiva o crescimento de instituições de ensino integral. Com essas medidas o aluno poderá focar seus estudos nas matérias que são realmente necessárias para sua aprovação e estadia no curso superior desejado por ele (Repense acerca dessa afirmação).
Vale-se destacar que a nova reforma do ensino médio não excluirá filosofia, sociologia, artes, educação física, português e matemática. Sessenta por cento da grade curricular do aluno será composta por tais matérias. Os outros quarenta por cento restantes serão definidos por matérias extracurriculares escolhidas pelos alunos. O inglês também recebeu sua devida importância (Por quê?) sendo considerado obrigatório nas escolas desde o sexto ano do fundamental.
Tendo como base todas essas informações (Vírgula) se faz faz-se necessário que o Governo, com a criação de palestras e cartilhas informativas, mostre a população todos os pontos positivos que a nova medida trará. A mídia se faz importante com a função da divulgação da reforma do ensino médio, deixando os brasileiros a par das novas mudanças. No âmbito escolar deve-se começar a mudança de forma sútil, acostumando os alunos as novas regras (Vírgula) assim que essas forem impostas. Com essas medidas podemos relembrar de Paulo Freire quando ele diz: “não há saber mais ou saber menos; há saberes diferentes”.
Comentários do corretor
Apresente fatos na sua introdução, pois a discussão está limitada. Elabore a tese.
Há problemas na construção de sentido em alguns períodos. Estude coesão e coerência.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido no seu texto.
Há poucos argumentos.
Observe alguns erros gramaticais.
Não há um desenvolvimento claro da proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |