O Brasil sempre possuiu um baixo rendimento no quesito educação, (Ponto final) no entanto (Vírgula) o atual governo deseja mudar essa situação reformulando o ensino médio. Por meio desta nova reforma (Vírgula) o estudante passará a ter uma carda horária de 1,4 mil horas, (1) sendo 60% desta ocupada por disciplinas obrigatórias (1) sendo estas português, matemática, artes, filosofia, sociologia, educação física e inglês, e o tempo restante seria será ocupado por outras disciplinas escolhidas pelo próprio aluno, além do que o estudante contaria com uma especialização técnica.
O governo pretende (Vírgula) por meio desta dessa (Virgula) proposta enriquecer o currículo do aluno, aumentar a quantidade de profissionais no país e também resgatar cerca de 1,7 milhão jovens que não estudam nem trabalham (Desenvolva essa ideia e apresente exemplos). No entanto (Vírgula) essa reformulação é equivocada e precipitada, pois os alunos que cursam o ensino médio ficarão em defasagem em algumas disciplinas que não serão obrigatórias (Quais? Cite-as e explique o porquê), sem contar que muitos não possuem maturidade nem sequer tem ideia de qual profissão irão escolher (Por quê?), (Ponto final) outro fator que não é benéfico são é o das escolas que não contam com uma estrutura capaz de suportar uma demanda de alunos em horário integral (Desenvolva essa ideia e apresente exemplos que justifiquem o porquê disso).
A situação da educação no país realmente deve ser mudada, mas não desta maneira. Em primeiro lugar (Vírgula) as instituições educacionais deverão contar com uma estrutura de qualidade, para isso é necessário investimentos altos (Quais? Discuta isso em seu texto). Assim como José de Anchieta disse (Dois pontos)“Sempre fomos a favor de ensino integral, mas a escola precisa estar preparada para isso. Quando se fala em educação – como a da Finlândia – precisamos de investimento, de preparação. Não temos escolas preparadas para isso”. É necessário também a contratação de mais profissionais para que seja possível que as turmas sejam divididas em menores grupos (Vírgula) para que assim haja uma melhor aprendizagem.
Os políticos do Brasil têm que aprender que nada é melhorado sem investimentos e que é impossível conseguir uma educação de alto nível sem estruturação necessária.
Comentários do corretor
(1) Use sinônimos.
Observe que há problemas na construção de sentido do seu texto. Estude coesão e coerência.
Apresente fatos na introdução e não se limite a descrever o que é a Reforma.
Não há tese.
Há marcas de oralidade no seu texto.
Discussões pertinentes ao tema, no entanto estão limitadas ao senso comum. Busque informações e fatos de outras áreas do conhecimento para sustentar o seu ponto de vista.
Cuidado ao fazer algumas informações. Busque mais informações acerca do tema.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Observe que há alguns erros gramaticais.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |