O ensino médio técnico é uma proposta com o objetivo de trazer os jovens de volta à escola e (Vírgula) para os que já estão, de oferecer maior contato e aprendizado na profissão escolhida. O método promete profissionalizá-los para que saiam da escola e partam para a vida adulta com uma profissão. O novo ensino traz vantagens e desvantagens.
As vantagens, além da profissionalização do jovem, é a nova oportunidade (Qual?), agregando conhecimentos práticos aos seus gostos e abrindo espaço para outras áreas. Sendo assim não deixando-os as derivas do mercado, possibilitando-os uma nova opção (Qual opção nova?). (Discussão limitada. Apresente fatos e os articule para que seu ponto de vista seja ressaltado)
As desvantagens são assuntos relevantes a serem questionados (Quais?), considerando a atual situação educacional do Brasil (Fale sobre a atual situação da educação brasileira no seu texto). A carga horária das disciplinas-padrão (Sem hífen) terá de ser reduzida, o que já é curta, dificultando e limitando o aprendizado básico. O aumento da carga também não é viável, pois muitos jovens necessitam trabalhar para ajudar ou até mesmo para sustentar suas famílias, o que acarretaria em um maior abandono escolar.
O médio-técnico (Sem hífen) é uma ação boa, porém precipitada (Por quê? Deixe claro o porquê dessa afirmação) , a qual ainda precisa ser analisada e discutida com cautela. Este método é um planejamento a longo prazo, onde em que o ensino brasileiro consiga adequar-se a tal, fazendo com que não seja necessário aumentar a carga horária, (Sem vírgula) e manter ou melhorar a quantidade e qualidade das disciplinas base.
Comentários do corretor
"O médio técnico: um plano a longo prazo"
Apresente fatos na sua introdução. Não limite a sua descrição à descrição do problema.
Discussões pertinentes ao tema, porém limitadas.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na argumentação.
Observe que há alguns erros gramaticais em seu texto. Evite-os.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |