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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 04/03/2017

Status:

Corrigida
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O desafio não é uma coisa ruim! É bom! Desde, (Sem vírgula) que seja encarado olhando para o futuro! E ver perspectiva e coragem de mudar. Tem que investir na educação transformadora da qual tanto o Mestre Paulo Freire falou (Falou o quê?). É preciso acreditar que somos capazes de formarmos cidadãos conscientes de seus valores éticos, respeitadores das diferenças, de reger a pátria com nosso próprio lema. O Brasil é de todos! Para vencer esse desafio a educação deve ser um direito, um dever e um prazer de aprender.

Não precisamos de maus críticos (Vírgula)e sim, (Sem vírgula) de bons pensadores! É preciso valorizar os professores, são eles os grandes heróis de todas as mudanças significativas da história. Quem deve ficar na frente da educação é um educador! Respeito, compromisso, justiça, igualdade e um bom professor na frente, no meio e no fim de qualquer projeto de educação do país, essa proposta do governo tem que ser discutida com a sociedade e principalmente com os educadores e estudantes, (Ponto final) afinal, são eles os maiores interessados no assunto e não os políticos. (Discussão limitada a clichês)

Logo, o governo não pode ignorar o ENEM (Como assim? Observe que há um equívoco quando você afirma isso, visto que o governo não ignora o Enem), já que ele é o único meio de entrar em uma universidade para os alunos carentes. Assim, com essa proposta que o governo quer impor sem discutir os alunos de escolas públicas  ,eles estão sendo direcionados para o ensino técnico, e não ao curso superior, porque as escolas particulares não estão entrando nessa mudança, continuarão a suprir seus alunos com todos os conteúdos necessários para o ingresso no ensino superior (Observe que há uma diferença muito grande entre escola pública e escola particular). Parece que o governo quer que os estudantes de escola publica sejam trabalhadores. E os de escolas particulares doutores.

A reforma do ensino médio no Brasil é necessária, mas bem elaborada e de comum acordo com os docentes (Explique o que seria uma reforma bem elaborada), discentes e governo. (Sem ponto final, usa-se vírgula) Pois, não se deve impor uma mudança tão importante para o futuro de um país, (Sem vírgula) assim, do dia para noite (Vírgula) sem discutir com os maiores interessados (Quem são os maiores interessados?), vivemos em uma democracia, e as discursões são fundamentais para a sobrevivência e para o desenvolvimento de uma proposta boa para todos. Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.
 

Comentários do corretor


Cuidado com expressões clichês no seu texto. 

Não há tese. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido no texto. Estude coesão e coerência.

Problemas na contrução de sentido no texto. 

Argumentação limitada ao senso comum. Apresente fatos que possam sustentar o seu ponto de vista acerca do tema. 

Cuidado com erros relacionados à grafia. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200