É perceptível que o atual Sistema Carcerário brasileiro, [sem vírgula] enfrenta diversos problemas de infraestrutura e organizacional. Dessa forma, são necessárias mudanças urgentes.
É importante ressaltar ?[vírgula] em primeiro ponto ?[vírgula] os problemas de infraestrutura [ponto final], por exemplo, a superlotação [a superlotação, por exemplo,] é um indicativo das péssimas condições dos presídios brasileiros, pois são explícitas [explícitos] os danos físicos e psicológicos causados pela convivência rotineira em tal ambiente. De acordo com os dados do Enfopen, o Brasil tem atualmente cerca de 607.751.000 presos, ou seja, esse dado demonstra uma imensa crise existente em tal setor, visto que é visível que os presídios brasileiros são pouquíssimos pra [para a] quantidade de detentos. Outro nítido problema é falta de segurança, já que são rotineiros os casos de assassinatos, similarmente, os profissionais não disponilizam [possuem] de acompanhamento psicológico, treinamento adequado e boas condições de trabalho.
Em segundo plano ?[sem vírgula] é possível perceber o caos do sistema prisional e desumanidade existente nesse âmbito. O caos está presente na falta de organização, visto que a cadeia não cumpre com sua função principal, reabilitar os presos, [ponto final] geralmente os detentos têm acesso ao celular, wife [wi-fi], entre outros serviços que pessoas reclusas não deveriam ter. Esse probelma existe em decorrência da falta de fiscalização, criando assim um sistema de privilégios e injustiça.
Levando em consideração os argumentos apresentados, é de suma importância encontrar caminhos para amenizar esse quadro. Para que isso aconteça [sem vírgula] são necessárias mudanças na infraestrutura, fiscalização contínua, treinamento especializado e um programa de reabilitação.
Portanto, torna-se evidente que o sistema carcerário tem inúmeras deficiências, no entanto, com medidas eficazes ?[sem vírgula] esse cenário irá mudar acentuadamente.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e apresenta uma tese sobre o tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa mais embasada para enriquecer o texto e uma proposta de intervenção menos genérica e mais específica sobre a questão.
Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |