Ao analisar o tema, vê-se que está acontecendo diversos casos, no qual [os quais] envolvem matança na maior parte do tempo. Nota-se a quantidade de mortes e violência que os presídios estão sofrendo nos últimos dias, tornando a tomada de novas medidas que resolvam definitivamente a questão [raciocínio incompleto]. Contemporâneo do movimento feminista, o filósofo Jean Paul Salter [Jean-Paul Sartre] afirmou que a violência ?[vírgula] independente [independentemente] de como ela se manifestar ?[vírgula] é sempre uma derrota. O número de assassinatos em presídios brasileiros já atingem [atinge] 131, uma média de 7,7 presos por dia, em apenas 17 dias. Entretanto ?[vírgula] diversos problemas dificultam a resolução do impasse. O mais visado é a superlotação dos presídios. No RN, apenas três unidades não estão superlotadas. Portanto ?[vírgula] medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo local com o governo federal e a secretaria de segurança pública, ?[sem vírgula] devem providenciar urgentemente a transferência dos presos que comandaram o motim. De acordo com Emanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, a polícia militar precisa ficar permanentemente dentro das penitenciárias.?[sem vírgula] E realizar revistas periódicas em todo o presídio, com o fito de previnir novas rebeliões.
Comentários do corretor
O texto apresenta problemas relacionados à escrita e realizou uma abordagem superficial do tema proposto. Desenvolva suas ideias e argumentos para explorar as inúmeras possibilidades do recorte temático. Fuja do senso comum! Além disso, procure situar melhor as referências que você faz a pensadores no contexto que você aborda no texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |