Combatendo futuras rebeliões - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 28/01/2017

Status:

Corrigida
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Ao analisar o tema, vê-se que está acontecendo diversos casos, no qual [os quais] envolvem matança na maior parte do tempo. Nota-se a quantidade de mortes e violência que os presídios estão sofrendo nos últimos dias, tornando a tomada de novas medidas que resolvam definitivamente a questão [raciocínio incompleto]. Contemporâneo do movimento feminista, o filósofo Jean Paul Salter [Jean-Paul Sartre] afirmou que a violência ?[vírgula] independente [independentemente] de como ela se manifestar ?[vírgula] é sempre uma derrota. O número de assassinatos em presídios brasileiros já atingem [atinge] 131, uma média de 7,7 presos por dia, em apenas 17 dias. Entretanto ?[vírgula] diversos problemas dificultam a resolução do impasse. O mais visado é a superlotação dos presídios. No RN, apenas três unidades não estão superlotadas. Portanto ?[vírgula] medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo local com o governo federal e a secretaria de segurança pública, ?[sem vírgula] devem providenciar urgentemente a transferência dos presos que comandaram o motim. De acordo com Emanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, a polícia militar precisa ficar permanentemente dentro das penitenciárias.?[sem vírgula] E realizar revistas periódicas em todo o presídio, com o fito de previnir novas rebeliões.

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas relacionados à escrita e realizou uma abordagem superficial do tema proposto. Desenvolva suas ideias e argumentos para explorar as inúmeras possibilidades do recorte temático. Fuja do senso comum! Além disso, procure situar melhor as referências que você faz a pensadores no contexto que você aborda no texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200