Não é de hoje que o sistema penitenciário brasileiro e [é] debatido com a intenção de promover mudanças, ?[sem vírgula] que o faça [façam] evoluir para melhor, entretanto, com a rebelião ocorrida em Manaus na qual 56 prisioneiros foram mortos, reacendeu-se o debate sobre esta [essa] problemática [vírgula] colocando em cheque [xeque] seus principais defeitos.
Vice-presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e Conselheiro Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Hugo Leonardo, [sem vírgula] afirma que: o sistema penitenciário brasileiro e [é] falido, pois nunca foi pensado para resolver os conflitos sociais causadores da violência, no qual [violência e ] apenas submete o prisioneiro a uma pena cruel e degradante.
Não obstante, Juan E. Méndez, especialista independente sobre Direitos Humanos, enviou um relatório a ONU, Organização das Nações Unidas, onde afirma que diversos prisioneiros são torturados em interrogatórios ou no momento da detenção, [ponto final] a superlotação nas prisões e [e] agravada pelas más condições sanitárias e o ambiente de violência.
O Racismo Institucionalizado também foi um problema apresentado onde percebeu-se que prisioneiros negros, [sem vírgula] tendem a receber penas maiores por crimes igualmente cometido [cometidos] por prisioneiros brancos e ainda sofrem com maior risco de abuso policial e torturas. O relatório também adverte sobre a pouca preparação para os agentes penitenciários lidarem com a complexidades e tensão do dia a dia.
Contudo, é necessário repensar o modelo usado no sistema penitenciário brasileiro, para que este possa vir alcançar sucesso na reeducação do detento, [ponto final] melhor preparação do agente penitenciário, construções de novos presídios, a formulação de um sistema penitenciário único vigente em todo Brasil seriam fatores que promoveriam melhoras nele.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e apresenta uma tese sobre o tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa mais embasada para enriquecer o texto, pois este se prendeu apenas ao que foi dito na coletânea.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |