O sistema carcerário brasileiro encontra-se mergulhado em crise. Esta estampado [Está estampada] nos jornais e noticiários do mundo a problemática do sistema prisional do país sendo que o mesmo é falho, caro e ineficaz.
A superlotação nos presídios em condições desumanas e degradantes é realidade comum em todo o país. [vírgula] Além de ser falho e ineficaz, pois não impede a entrada nas selas [celas] de armas, celulares, objetos cortantes e até mesmo entorpecentes. O problema reside na falta de segurança dentro e fora dos complexos penitenciários e na má formação e capacitação dos agentes penitenciários.
No inicio [início] do ano ocorreu em Manaus uma carnificina. A briga entre facções rivais do Rio de Janeiro e de São Paulo pelo controle do trafico [tráfico] de drogas e poder dentro dos presídios resultou na morte de 64 presos. [vírgula] Mortes com altos requintes de crueldade e violência, um verdadeiro horror. As famílias dos presos mortos serão indenizadas, pois as vitimas estavam sob tutela do Estado e o mesmo [este] tem a responsabilidade total sobre os detentos. Segundo a Defensoria Pública, o teto que será pago ás [às] famílias é de R$ 50 mil
A média nacional do custo mensal por preso é de R$2.400. Manter um presidiário custa mais caro que um estudante. A educação é uma arma poderosíssima como já dizia Immanuel Kant: ‘O homem não nada além daquilo que a educação faz dele’ [está faltando uma palavra]. Por meio da educação, vidas são transformadas e novos horizontes de oportunidades se abrem para a construção de um futuro melhor. A educação não deve ser vista pelo Governo como mais um gasto e sim como um grande investimento. É mais vantajoso investir em escolas hoje do que em presídios amanhã.
Portanto, temos que admitir que o nosso sistema carcerário é falho, ineficaz e caro. Uma boa opção para amenizar essa problemática é a contratação de profissionais mais capacitados para atuarem nos presídios, melhorando também as condições desumanas e a questão da segurança no interior das penitenciárias. O Governo não deve deixar de investir na educação desde da [a] pré-escola ao ensino superior, ampliando o número de vagas nos programas de acesso a [à] educação superior como do [o] PROUNI, SISU e FIES. Seguindo esses caminhos [vírgula] é possível melhorar o sistema carcerário brasileiro.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto, mas apresenta problemas ligados à escrita e não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa que extrapolasse o senso comum. Amplie seu nível de leitura para melhorar sua análise crítica dos fatos e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |