- Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 25/01/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que a superlotação e a situação desumana dos detentos nas penitenciárias brasileiras, [vírgula] vêm sendo manchete nos principais telejornais, depois da tragédia ocorrida em Manaus que ceifou 56 vidas, ocasionada por um conflito entre facções.

Sabe-se que o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo – dados esses, [sem vírgula] divulgados pelo Ministério da Justiça – [vírgula] perdendo apenas para os Estados Unidos, Rússia e China. 40% desses detentos estão no aguardo do julgamento para o cumprimento das suas penas. Pelo fato de ficarem entre indivíduos de alta periculosidade, os presos acabam sendo influenciados, envolvendo [envolvendo-se] em outros crimes, muitas vezes, mais graves, quando saem das penitenciárias.

Os presos estão instalados em situações desumanas devido a [à]superlotação, [sem vírgula] e são submetidos à [a] torturas. De acordo com o art. 5º, inciso III, da Constituição Federal, “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. O sistema prisional foi feito para reprimir os causadores da violência e reeducá-los para colocá-los de volta à sociedade.

Como se vê, a superlotação vem ocasionando sérios problemas. Se os órgãos responsáveis pelo julgamento dos presos não acelerarem esse processo, a situação vai complicar [complicar-se] ainda mais. Necessita-se, nas instituições de ensino, de programas, como palestras e propagandas, no intuito de ajudar os pais a criarem seus filhos, [sem vírgula] para que no futuro esses não se tornem estatísticas no sistema carcerário.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levantar fatos que comprovem suas afirmações. 

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200