É notório que a superlotação e a situação desumana dos detentos nas penitenciárias brasileiras, [vírgula] vêm sendo manchete nos principais telejornais, depois da tragédia ocorrida em Manaus que ceifou 56 vidas, ocasionada por um conflito entre facções.
Sabe-se que o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo – dados esses, [sem vírgula] divulgados pelo Ministério da Justiça – [vírgula] perdendo apenas para os Estados Unidos, Rússia e China. 40% desses detentos estão no aguardo do julgamento para o cumprimento das suas penas. Pelo fato de ficarem entre indivíduos de alta periculosidade, os presos acabam sendo influenciados, envolvendo [envolvendo-se] em outros crimes, muitas vezes, mais graves, quando saem das penitenciárias.
Os presos estão instalados em situações desumanas devido a [à]superlotação, [sem vírgula] e são submetidos à [a] torturas. De acordo com o art. 5º, inciso III, da Constituição Federal, “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. O sistema prisional foi feito para reprimir os causadores da violência e reeducá-los para colocá-los de volta à sociedade.
Como se vê, a superlotação vem ocasionando sérios problemas. Se os órgãos responsáveis pelo julgamento dos presos não acelerarem esse processo, a situação vai complicar [complicar-se] ainda mais. Necessita-se, nas instituições de ensino, de programas, como palestras e propagandas, no intuito de ajudar os pais a criarem seus filhos, [sem vírgula] para que no futuro esses não se tornem estatísticas no sistema carcerário.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levantar fatos que comprovem suas afirmações.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |