Muito se tem discutido, recentemente, acerca da situação que o Brasil vem enfrentando, que atinge a todos os segmentos da sociedade. Afinal, existem caminhos possíveis que mudem ou, no mínimo, amenizem a situação de ineficiência e precariedade do sistema penitenciário brasileiro?
O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de maior população presidiária mundial. O modelo carcerário adotado no país é ineficaz e representa uma grande dívida para o Estado. As instalações em que os encarcerados estão alojados são desumanas e possuem péssimas condições de higiene, saúde e alimentação. Além disso, com a superlotação, há o risco eminente [iminente] de tensões e confrontos entre aprisionados; ataques aos agentes; dentre [entre] outros impactos.
A finalidade da prisão é reeducar os condenados, [sem vírgula] para que reconheçam suas atitudes ilícitas e possam mudar seus comportamentos. Porém, o sistema carcerário brasileiro é tão precário, [sem vírgula] que não alcança resultados positivos, por conta das condições injustas e dos maus tratos [maus-tratos a] em que os detentos estão submetidos. Logo, a punição não é ideal para educá-los, já que desrespeita os princípios da dignidade humana, que [humana e impede] impede o convívio social harmônico. Aliado a isso, o desprezo ao encarcerado dificulta sua reinserção na sociedade. Infelizmente, isso torna-se um ciclo vicioso, que contribui para alimentar o ódio e aumentar a violência entre presos e agentes.
Em face a essa realidade, é imprescindível que haja uma conscientização geral a respeito da Lei de Execução Penal nº 7.210/84, que menciona acerca do [o] dever de suporte governamental na administração das penitenciárias, em que devem ser respeitadas, [sem vírgula] a integridade física e a moral dos presos. Portanto, não cabe a aplicação de torturas e maus tratos aos detidos, pois a própria liberdade restrita já corresponde a uma pena. É compromisso do poder público ampliar a educação de qualidade; investir em projetos de ressocialização e reinserção dos detentos, para que sigam as regras morais da sociedade, sem que sejam reprimidos; atribuir assistência às populações de baixa renda – mais vulneráveis a [à] violência e a [à] criminalidade – na busca de diminuir o número de presos, ao invés de aumentar o número de presídios; promover a igualdade e a dignidade humana entre todos os grupos sociais, sem distinções.
Comentários do corretor
O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto e extrapolar o senso comum.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |