Não há como negar que o sistema carcerário brasileiro vem sofrendo de diversos problemas há muito tempo. Além da quantidade de presidiários ser exorbitante, a problemática passa também pelo modo de atuação do Poder Judiciário e pelos servidores que atuam diretamente nesse sistema .
Primeiramente, precisamos analisar como ocorre a permanência do presidiário no sistema e porque [por que] eles permanecem lá. O Poder Judiciário é lento e comprovamos isso com o grande número de presidiários que já cumprem pena sem nem ao menos terem sido julgados e também os que já cumpriram suas penas e continuam encarcerados. Isso resulta em outros problemas [vírgula] como a superlotação e as condições subumanas em que essas pessoas vivem.
Do mesmo modo, o trabalho de policiais e agentes penitenciários torna-se cada vez mais inviável. A cadeia tornou-se uma verdadeira “escola do crime”, fazendo o sistema entrar num círculo vicioso de violência. Nas atuais condições, a violência tem sido o único meio de comunicação entre presidiários, agentes e governantes, gerando rebeliões e piorando ainda mais as condições.
Posteriormente, mostra-se como um grande paradoxo o fato de haver tanta gente encarcerada e ainda assim vivermos com a contínua sensação de impunidade. Esse sentimento é reflexo da ineficácia do sistema, que foca apenas em punir.
Finalmente, se faz [faz-se] necessário enxergar que o objetivo do encarceramento não se restringe a punir o indivíduo, mas objetiva também ressocializar o indivíduo para que seja capaz de viver em sociedade no futuro.
Comentários do corretor
O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Todavia, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso levantar fatos que comprovem suas afirmações. Assim sendo, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer ainda mais o texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |