Diante da crise econômica, política e problemáticas já discutidas pelos meios de comunicação, como: saúde, educação, violência urbana e outros; ponderar melhorias ao sistema carcerário brasileiro, ?[sem vírgula] adentra nunca [em uma] governabilidade eficiente que dialogue com sua população. Dessa maneira, portanto, precisa haver um diagnóstico de situações concretas, buscando entender os fatores históricos e sociais de uma região, bem como um estudo previsível da realidade brasileira e, assim, mesclar diretrizes conjuntas entre poder municipal, estadual e federal.
Com base nessas considerações e assuntos advindo do relator especial da ONU, Juan E. Méndez, sobre as situações degradantes pelas [nas] quais os presos vivem nos presídios do brasil. ?[vírgula] Torna-se crucial uma nova formulação de cárcere. Primeiro, as normativas que regem o modelo atual desse gênero, ?[sem vírgula] precisa [precisam] ganhar um teor mais humanístico, social e inclusivo. Segundo, o indivíduo privado de sua liberdade, ?[sem vírgula] não necessita de castigo nas penitenciárias, mas conhecer seu próprio valor para a sociedade e o quanto ajudaria sendo um cidadão do bem. No entanto, para acontecer tal direcionamento, uma gestão competente, educadora e, ?[sem vírgula] construída com base na participação ativa da família, ?[sem vírgula] deve ganhar protagonismo nessa discussão.
Outro ponto fundamental é a infraestrutura. Não houve uma visão estrutural a longo prazo. Porém, construir apenas presídios e mais presídios não é a solução. ?[vírgula] Porque esses presos devem sentir um acolhimento social, um lugar no qual priorizem sua identidade, seu eu como ser humano. Jogá-los em uma penitenciária de segurança e tratá-los como seres desprovidos de qualquer direito, ?[sem vírgula] vai apenas agravar seus sentimentos de violência. Então, construir novas instalações é excelente, no entanto, o espaço precisa ser instrutivo, cuja socialização cidadã e inclusão social, ?[sem vírgula] venham ambientar suas realidades.
Por último, melhorar o sistema carcerário do Brasil, ?[sem vírgula] requer ações conjuntas entre órgãos competentes. Além disso, a participação populacional precisa ser ouvida diante dessas mudanças. Contudo, os caminhos para configurar melhorias, ?[sem vírgula] está [estão] no entendimento histórico-social do Brasil e suas características culturais como um todo.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas há problemas relacionados ao uso da vírgula, o que pode afetar gravemente a construção de sentidos do texto. Faltou também um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer a lingua argumentativa e sobressair ao senso comum.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |