Em 2007 [vírgula] o Brasil ocupava o octogésimo lugar no mundo em população carcerária, [sem vírgula] e desde 2015 ocupa o quadragésimo lugar no mundo, ficando atrás apenas da Russia [Rússia], China e Estados Unidos, segundo os dados divulgados pelo ministério da justiça [Ministério da Justiça]. O crescente numero [número] de presos e as más condições vividas por eles requerem uma reflexão do Estado responsável pela segurança publica no pais.
Pouco se fala em recorcialização, educação nos presídios, ambientes para os mesmos [eles] trabalharem para produzir renda. O que se ver [vê]é presídios superlotados, condições desumanas, torturas e nem tão pouco [tampouco] condições para serem inseridos no mercado de trabalho quando pagarem sua pena.
Portanto [vírgula]para resolver a problemática [vírgula] seria necessária [seriam necessárias] penas alternativas para crimes de menor potencial ofensivo, criar posto [postos] de trabalhos onde a renda seria direcionada as [às] despesas de sua família, oferecer melhores condições de vida.
Comentários do corretor
O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |