O sistema carcerário brasileiro está enfrentando uma das piores crises com várias rebeliões e inúmeras mortes e é uma questão a ser discutida, [ponto final] será que os presídios brasileiros dão condições de ressocialização [?] . São diversos os problemas que atualmente o sistema penal passa, como a superlotação, má [más] condições sanitárias, precariedade e falta de treinamento para os agentes penitenciário [penitenciários].
O sistema prisional brasileiro já está ultrapassado, necessitando se modernizar e dá [dar] condições dignas aos penados, pois essa superlotação com falta de higiene faz com que esses prisioneiros se revoltem ainda mais, saindo seres humanos muito mais violentos.
É necessário transformar esses detentos, [sem vírgula] em um ser capaz de voltar para sociedade como pessoas melhores, mas na situação que hoje os presídios passam será muito difícil que isso ocorra. Criar novos presídios e diminuir o contingente de presos, separar por crimes, [sem vírgula] os mais perigosos daquele que tem a real chance de ressocialização, agilizar e antecipar processos que duram anos sem o devido julgamento [vírgula] diminuindo a população carcerária [vírgula] são algumas das soluções para melhorar o sistema penal brasileiro. Outro caminho para resolver a problemática dos presídios é ocupar o tempo deles,[sem vírgula] com trabalho, estudo, é pensar que um dia esses detento saíram [sairão] das cadeias e iram [irão] conviver com cidadãos do bem, para isso eles têm que estar ressocializado[s].
Comentários do corretor
O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente, e há muitos problemas relacionados à escrita. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |