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Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 17/01/2017

Status:

Corrigida
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O sistema carcerário brasileiro está enfrentando uma das piores crises com várias rebeliões e inúmeras mortes e é uma questão a ser discutida, [ponto final] será que os presídios brasileiros dão condições de ressocialização [?] . São diversos os problemas que atualmente o sistema penal passa, como a superlotação, má [más] condições sanitárias, precariedade e falta de treinamento para os agentes penitenciário [penitenciários].

O sistema prisional brasileiro já está ultrapassado, necessitando se modernizar e dá [dar] condições dignas aos penados, pois essa superlotação com falta de higiene faz com que esses prisioneiros se revoltem ainda mais, saindo seres humanos muito mais violentos.

É necessário transformar esses detentos, [sem vírgula] em um ser capaz de voltar para sociedade como pessoas melhores, mas na situação que hoje os presídios passam será muito difícil que isso ocorra. Criar novos presídios e diminuir o contingente de presos, separar por crimes, [sem vírgula] os mais perigosos daquele que tem a real chance de ressocialização, agilizar e antecipar processos que duram anos sem o devido julgamento [vírgula] diminuindo a população carcerária [vírgula] são algumas das soluções para melhorar o sistema penal brasileiro. Outro caminho para resolver a problemática dos presídios é ocupar o tempo deles,[sem vírgula] com trabalho, estudo, é pensar que um dia esses detento saíram [sairão] das cadeias e iram [irão] conviver com cidadãos do bem, para isso eles têm que estar ressocializado[s].

Comentários do corretor


O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente, e há muitos problemas relacionados à escrita. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200