No Brasil, sabemos que o país vive uma crise no sistema carcerário, mas tem como melhorar com um aumento da fiscalização das penitenciárias pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), intensificação de educação do EJA para todos os presos, [e] trazer para as prisões programas relacionados a [à] saúde, trabalho e assistência social aos detentos.
A ressocialização dos presos no Brasil depende muito da política de administração penitenciária [vírgula] que está cheias de problemas, com muitos presos sendo assassinados em rebeliões, fugitivos, servidores envolvidos em corrupção, facções criminosas dominando os presídios, a superlotação e muitos outros problemas que assolam as cadeias.
Um dos problemas mais graves das cadeias é a superlotação de presos e [vírgula] até junho de 2012, haviam [havia] 508 mil presos, sendo 191 mil provisório [provisórios], para 309 mil vagas de acordo com o Depen. Para resolver isso [vírgula] se faz necessário mais empenho do Poder Público para aumentar o número de cadeias e consequentemente o número de vagas.
Conclui-se que [vírgula] se haver nas unidades prisionais [vírgula] acesso a [à] educação, uma ampliação na fiscalização, mas [amis] saúde para os presos e trabalho, dentre [entre] outros atividades importantes para os presidiários, haverá assim chances de reverter essa situação para um sistema inovador exemplar, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Comentários do corretor
O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |