Recuperação carcerária - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 15/01/2017

Status:

Corrigida
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Atualmente, prender bandidos não está resolvendo no Brasil. Além da superlotação dos presídios, a falta de uma gestão mais efetiva só tem agravado a situação. A transferência de presos para outros presídios tem sido uma de muitas ações ineficazes. Mas será possível chegar em [a] uma solução eficaz?

Um dos acontecimentos recentes mais absurdos que mostrou [mostram] a ineficiência administrativa e a falta de comunicação dentre [entre] os órgãos competentes da segurança brasileira foi a notificação da fuga de um presidiário que sempre esteve em sua cela.
Pesquisas recentes concluíram que mais da metade nos presos são reincidentes, e destes reincidentes, grande parte são jovens entre dezoito e vinte e cinco anos.

A criação de medidas socioeducativas junto com [e] incentivos à qualificação e empregabilidade dos ex-detentos seriam um grande passo para diminuir o número de reincidentes, além de auxiliar na reestruturação da economia brasileira, ou seja, é uma das melhores opções para se começar a restabelecer o sistema carcerário brasileiro.

Comentários do corretor


O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200