Preso bom é preso respeitado - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 14/01/2017

Status:

Corrigida
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O sistema carcerário brasileiro apresenta problemas graves de gestão e de falta de agentes penitenciários para atender a superlotação dos presídios. Além disso, existem relatos frequentes de abuso de poder, tanto por parte da polícia como por parte dos agentes penitenciários, isso sem falar das condições desumanas e precárias em que vivem os presos, imersos em um ambiente de violência. A pergunta que fica é: como podemos resolver, ou pelo menos melhorar, os problemas vividos no sistema prisional brasileiro?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que é necessário atacar as raízes dos conflitos sociais que geram a população carcerária. Segundo notícias recentes divulgadas pela mídia, a maior parte dos presos não possui ensino fundamental completo, o que pode indicar uma possível relação entre a ineficiência dos programas de educação básica e o número de criminosos no país.

Vale ressaltar também que a falta de fiscalização e de apuração das denúncias apenas agravam [agrava] os problemas vividos nos presídios. É uma população invisível, que não recebe os tratamentos para sua reintegração na sociedade. A punição para quem inflige a lei vale tanto para quem esta [está] preso como aqueles que deveriam manter o zelo e a segurança nos presídios.

Além disso, seria interessante disponibilizar atividades que incentivem o aprendizado, como a leitura e até mesmo aulas por videoconferência. Colocar o preso para trabalhar na limpeza e manutenção dos presídios também pode ser uma forma de contribuir para que ele possa voltar a [à] sociedade e até mesmo diminuir custos.

Sendo assim, a educação, a fiscalização e programas de incentivos a [à] reintegração podem ser caminhos para melhorar os problemas no sistema carcerário brasileiro. O governo precisa abrir os olhos e atuar com compromisso e eficiência para atender essa parte da população.
 

Comentários do corretor


O texto apresentou um bom nível de escrita e fez colocações pertinentes sobre a questão. Há uma proposta de intervenção sobre o tema e o tema foi bem explanado. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer ainda mais o texto e extrapolar o senso comum.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200