Proteção, ou mais um modo de exclusão? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 17/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Muitos, acham que devem se proteger de pessoas que moram em favelas, acham que essas pessoas nao prestão, que são''marginais que moram num canto da cidade".

Infelizmente, o número de pessoas que pensam dessa forma vem almentando muito, gerando muito preconceito.Pessoas sendo tratadas com falta de respeito, com violência, uma verdadeira humilhação, como se não fossem cidadãos.Muitos tem vergonha de morar em favelas , pelo perfil que a sociedade impôs, para elas.O próprio governo, fez uma ação, que não é exemplo para ninguém.Pois o mesmo, tem um projeto de colocar muros, em volta das principais favelas cariocas, com o objetivo, de dificultar o tráfico de drogas ali existente.

Mas será, que murando as favelas o tráfico de dogras acabará? Penso que não, os traficantes de drogas naturalmente, arrumaram um jeito de maquear a passagem das drogas.Assim, esse muro não terá serventia alguma , a não ser, a de almentar ainda mais o preconceito.

Por quê, ao invés de murar favelas, o governo não investe na educação, na saúde, em empregos, coisas essas que ajudariam, muito mais do que um muro.Tendo educação, tendo plena conciência que se quizermos , podemos mudar de vida, não opitaremos, pelo tráfico de drogas, já que o destino de pessoas que tem essa prática , muitas vezes, é passar boa parte de sua vida na cadeia, ou morrer numa troca de tiros, seja ela com policiais, ou favelas rivais.

Temos direito, de ter uma vida digna de um ser humano, com nossos direitos respeitados,da mesma forma que exercemos nossos deveres, exercer também nossos direitos, e não nos acomodarmos, e vermos pessoas impondo coisas para nós, ficarmos de braços cruzados, vendo imposições sendo postas.Se o fizermos, chegará um dia, que seremos excluídos da sociedade, colocados num canto da cidade, sendo tratados como criaturas de outro planeta.

Ass: Jhu Machado

Comentários do corretor


1: Cuidado com o uso das vírgulas. Procure uma boa gramática e estude os casos em que a vírgula pode ser usada, pois você está cometendo vários erros graves, como separar sujeito de predicado.

2: Evite a repetição de palavras. Tente utilizar sinônimos ou desenvolver suas ideias por meio de outros argumentos.

3: Fique atento para a grafia das palavras. Erros ortográficos prejudicam a compreensão de sua redação e também eliminam valiosos pontos na correção dos vestibulares. O correto é "prestam", "aumentando", "aumentar", "consciência" e "quisermos"

4: Verifique a pontuação. Utilize ponto final quando quiser mudar o raciocínio.

5: Cuidado com a linguagem utilizada em seu texto. Procure não reproduzir em sua redação a maneira com pensa e fala, pois o texto dissertativo deve seguir uma ordem em que as ideias sejam bem desencadeadas, levando à compreensão do leitor sobre seu ponto de vista. Tente ser mais preciso, sem "emendar" vários pensamentos.

Avaliação Geral: Jhu, seu texto apresenta vários problemas, a começar pela falta de uma correta introdução, que já poderia desclassificá-lo. Além do mais, possui vários erros de gramática e ortografia que comprometem bastante sua leitura e compreensão. Fique atento para a norma culta da Língua Portuguesa e também para o correto desenvolvimento de seu texto. É necessário que você verifique se não está emendando as ideias e fugindo da formalidade esperada. Você ainda deve se ater mais ao tema proposto e evitar divagar sobre os problemas que estão ligados a ele. No caso, você ficou mais presa à temática do tráfico de drogas que à separação entre favela e Mata Atlântica. Cuidado para não fugir do tema!

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 1.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente