O sistema carcerário brasileiro, [sem vírgula] se encontra em quarto lugar no ranking dos piores sistemas prisionais do planeta. Para que ele saia dessa estatística, as formas de detenção desse sistema,[sem vírgula] deverão ser reformuladas e as penitenciárias, [sem vírgula] terão que sofrer uma reforma em sua infraestrutura. Essas medidas, [sem vírgula] irão trazer melhorias e qualidade para o sistema carcerário brasileiro.
Para que o sistema prisional do país possa melhorar, as formas de detenção deverão ser reformuladas, como por exemplo: os presos deverão ser alojados de acordo com as suas facções, [sem vírgula] para que um detento pertencente a um grupo,[sem vírgula] não fique agrupado com um de outra organização. Eles também precisarão ficar separados conforme os seus graus de periculosidade. Deve-se investir também, [sem vírgula] na ressocialização dos mesmos, [sem vírgula] para que eles possam voltar a [à] sociedade com os seus conceitos e caráter renovados.
Fora isso, as penitenciárias também terão que sofrer uma reforma em suas infraestruturas, como nas reformas das selas [celas], para que elas possam ser ampliadas e melhoradas, com objetivo de comportar mais detentos. A higiene dos presos e da instalações carcerárias, [sem vírgula] também precisará melhorar, para que não haja um surto de doenças, como: leptospirose ou tuberculose, ou ainda, o risco de proliferação de parasitas, como: piolhos ou chatos, Isso irá resguardar a saúde deles.
Enfim, essas medidas citadas acima, [sem vírgula] irão trazer melhorias e qualidade para o sistema carcerário brasileiro. Todavia, isso só será possível se todos os responsáveis pelo sistema prisional do país, [sem vírgula] se reunirem para discutir sobre tais medidas, pois [sem vírgula] do contrário, este país continuará assumindo o quarto lugar do ranking de países que têm o pior sistema carcerário do mundo. É como diz os antigos, "uma andorinha só não faz verão".
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto. Além disso, atente às regras de uso da vírgula!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |