Celas superlotadas e insalubres. Epidemias de doenças. Má alimentação. Problemas que recorrem desde as mais antigas civilizações como Egito e Grécia, onde se acreditava que por meio de tal era capaz de reabilitar os delinquentes. Atualmente, diante das diversas situações [vírgula] o aprisionado se sente cada vez mais desprezado e excluído da sociedade. Diante disso [vírgula] percebe-se a necessidade de uma mudança no sistema carcerário.
Em primeiro lugar, a superlotação das celas tornam cada vez mais a situação dos presos desumanas, pois desrespeita a Constituição Federal no artigo 5, que deixa claro que ninguém será submetido a [à] tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Entretanto [vírgula] este [esse] direito é desrespeitado quando ha [há] falta de médicos para atender os prisioneiros, além de atividades para os distrair, para que não adquiram problemas mentais e físicos pelo sedentarismo. Diante disso, fica claro [clara] a necessidade de uma maior atenção aos presídios.
Então, mudanças inicialmente no julgamento dos crimes para impedir o [a] superlotação das prisões, aliada [aliadas] a uma maior atenção do governo para a construções de centros especializados em manter os presos trabalhando durante o dia, impedindo que fiquem sedentários, além de uma maior contratação de médicos para atender os prisioneiros impedindo que fiquem doentes, dissipem doenças, além de selecionarem os alimentos adequados a serem consumidos por eles.
Portanto, cabe ao governo juntamente com a [à] OAB (organização dos advogados do Brasil) [letra maiúscula] realizarem mutirões de julgamentos de casos para aliviar a lotação das prisões e também formar parcerias com o ministério da saúde para uma maior disponibilidade de médicos para o sistema carcerário. [vírgula] Além de oferecer subsídios a empresas que aceitarem oferecer emprego para presos durante o dia. Desta [Dessa] forma conseguiremos formar um sistema carcerário eficiente e humano.
Comentários do corretor
O texto realizou uma abordagem e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para sustentar seu posicionamento sobre a questão e explorar melhor o tema.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |