O Sistema Penitenciário do Brasil apresenta o quarto maior contingente carcerário do mundo. Os presos são tratados de forma desumana e degradante. [vírgula] Fatores que prejudica [prejudicam] a ressocialização do apenado, transformando [vírgula] assim, os presídios em verdadeiras escolar do crime.
A superlotação é um dos principais problemas a ser resolvidos pelo Governo Federal e, [sem vírgula] uma das medidas apresentadas foi à [a] liberação de 1,2 bilhões [bilhão] com destino a [à] construção de presídios e aparatos tecnológicos. Segundo o Ministro da Justiça em reportagem feita pelo Jornal O Globo; [vírgula] só com a construção de presídios não é suficiente para que haja uma melhora no sistema. Deve-se investir em tecnologia com intuito de fiscalizar os presos, [sem vírgula] e policiar também as autoridades como Juízes, Promotores e Advogados que adentram nos estabelecimentos penais, porque, [sem vírgula] um dos principais problemas enfrentados é a corrupção, que fazem [faz] com que os detentos consigam armamentos e celulares capazes de gerarem [gerar] um motim.
Foi feito também relatório fomentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, [sem vírgula] com o objetivo de averiguar a condição dos presídios. Nesse relatório a ONU questionou a super lotação [superlotação], o abuso de autoridade e o controle de estabelecimentos penais por entidades particulares. [vírgula] Fotos [fatos] notificados pelo jornal Nacional. Portanto, para que o sistema melhore [vírgula] esses problemas devem ser resolvidos.
Deve-se relatar também a rebelião ocorrida no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, onde 60 detentos foram mortos, sendo alguns decapitados. Essa barbárie criou um alerta tanto da sociedade como do governo para que haja um planejamento com intuito de resolver essas disparidades. Apesar dos crimes cometidos pelos apenados [vírgula] todos nos [nós]somos humanos.
Por fim, para que haja no sistema penitenciário caráter ressocializador e humanizado.[vírgula] O governo deve propor medidas que tenham objetivo de solucionar os problemas explanados. Além de construir penitenciária,[sem vírgula] e investir na coibição do controle das penitenciárias pelos próprios apenados.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas apresentou muitos problemas relacionados à escrita. Além disso, cuidado com o senso comum e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer seu texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |