O atual panorama do sistema carcerário brasileiro é preocupante. Isto [Isso] se deve ao fato dessa [de essa] instituição possuir falhas que aparentam ser inerentes à sua existência.
Michel Foucault, filósofo francês [vírgula] afirma que a prisão é uma sistemática falida, pois não é eficiente para resolver a criminalidade ou ressocializar o condenado nem é eficaz para suprir as necessidades da atual sociedade. Essa tese é reforçada por Hugo Leonardo- que é Conselheiro Nacional de Política Criminal e Penitenciária- após a matança ocorrida no presídio em Manaus- AM, em janeiro de 2017.
Naquela ocasião, 56 detentos morreram após duas facções rivais se confrontarem. Remetendo-se a fatos históricos [vírgula]é relevante ressaltar o ocorrido no presídio de Carandiru, em 1992, onde inúmeros presos morreram devido à resposta policial a uma rebelião. Tendo em vista esses fatores [vírgula] é levantada a hipótese de alterar a modelação desse sistema ou até mesmo extingui-lo e montar outro.
Diante disso, é fundamental que o Estado dê o valor necessário para a segurança de sua sociedade, dando condições necessárias para o trabalho de agentes penitenciários e policiais militares, formando um efetivo de funcionários públicos condizente com a necessidade atual, pois o número de encarcerados tem crescido e está sobrecarregando essas corporações. Dessa maneira, será possível existir segurança, que é condição que todo governante tem o dever de manter, e consequentemente o sistema presidiário não se sobrecarregará e funcionará de uma maneira melhor.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer ainda mais o texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |