Não é surpresa nenhuma que o sistema prisional brasileiro é falho. Além de caro, é ineficaz e é uma das dividas mais serias [dívidas mais sérias] que a sociedade e o estado [Estado] brasileiro tem.
Recentemente uma chacina aconteceu no Compaj, Manaus, deixando 56 detentos mortos, ficando atrás, a nível nacional, somente para o [do] massacre do Carandiru, São Paulo, que deixou 111 detentos mortos. Estes [Esses] são dois dos poucos exemplos que mostram que o sistema carcerário brasileiro precisa passar por sérias reformas.
É evidente que a prisão no Brasil não fornece nenhum tipo de saneamento básico, saúde, educação e cultura aos detentos. [vírgula] E isso faz com que eles saiam ainda mais revoltados para viver em sociedade.
Tudo que um detento viver no seu tempo preso, [sem vírgula] será refletido nas pessoas que ele conviver após sua saída, seja bom ou ruim, geralmente e [é] infelizmente ruim. A prisão deveria ser uma forma de transformação psicológica para os detentos, para que assim sejam cidadãos decentes e dispostos a mudar para sair da prisão. Assim [vírgula] muitos dos problemas seriam evitados, como violência, superlotação, motins e etc.
Portanto, entende - se que, [sem vírgula] o sistema prisional brasileiro precisa de uma reforma, e ela pode começar com a apresentação da cultura, educação, esporte e afins para os presidiários. Assim [vírgula] teremos pessoas com a mente mudada e preparada para uma convivência social sem que a vida de outras pessoas seja colocada [sejam colocadas] em risco, pois a educação e a cultura podem transformar um individuo.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas, mas a argumentação apresentada é superficial e não explora bem o tema a fim de sair do senso comum. Faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para enriquecer o texto. Além disso, atente às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido do texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |