O sistema penitenciário surgiu como uma alternativa à pena de morte e castigos violentos. Entretanto, seu objetivo de ressocializar o preso distancia-se da realidade. Segundo José Eduardo Cardozo, ex-ministro da justiça, os presídios apresentam características medievais. Esse quadro precisa ser revertido para o bem dos brasileiros.
Sabe-se que agentes das cadeias não estão preparados para trabalhar com os detentos. Assim, chutes, tapas e outros tipo de agressão física tornam-se comuns. Segundo dados do ministério da justiça [Ministério da Justiça], dois em cada três presidiários são negros e a maioria possui baixo nível de escolaridade. Mediante isso, percebe-se o círculo da marginalização.
Outro aspecto relevante é que pessoas ainda não são julgadas ocupam os mesmos presídios. Isso corrobora para a superlotação das celas e o recrutamento de indivíduos para o crime organizado. Esse problema transcende o cárcere e atinge a sociedade. Logo, os assaltos e o tráfico de aumentam significativamente.
Em suma, o estado no qual se encontram as prisões não pode ser negligenciado. Para tentar reverter a situação, os Estados poderiam desenvolver cursos para treinar os agentes, criar telefones para denunciar abusos de poder de forma anônima e construir de novos presídios para remanejar as pessoas que ainda não tiveram seu julgamento. Já as escolas, desenvolver [escolas devem desenvolver]palestras para conscientizar ás crianças desde pequenas de que o crime não compensa. Quem sabe, assim, os direitos humanos serão respeitados e haverá mais segurança no Brasil.
Comentários do corretor
O texto apresentou um bom nível de escrita, fez colocações pertinentes sobre a questão e há uma proposta de intervenção sobre o tema. Todavia, a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão. Para isso, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas histíricas etc.) para enriquecer ainda mais o texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |