A liberdade de escolha religiosa - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 25/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A religião que reúne o número maior de seguidores é a católica, [ponto final] desde a antiguidade .nos dias atuais existem várias religiões no mundo ,e que tem muita distinções de culturas hábitos costumes. E podemos optar que religião seguiremos.

Na idade, moderna [Idade Moderna,] aconteceu na Europa um processo conhecido como reforma protestante ,como em destaque Luteranos, que impediam cada estado de adotar sua própria e livre escolha religiosa. E o Calvinismo que se expandiu com as mesmas medidas de Lutero, para designar ,os [sem vírgula] cristãos não católicos.Com isso , devemos respeitar a decisão , de cada pessoa na escolha da crença.

Segundo dados do IBGE Instituto Brasileiro De Geografia Estatística [IBGE] ,só no Brasil o número de católicos é de 64%.Além disso ele é o país , com a maior nação católica do mundo.

Pois , existem varias religiões espalhadas ,a evangélicas ,cristãs, muçumanas [muçulmanas],budismo,camdoble [candomblé].A intolerância dos indivíduos é respeitar a liberdade ,sem agressões e indiferença sem misturar outros assuntos. Deixar a pessoa acreditar em que quiser na espontânea liberdade.

Dessa forma, é necessário mudar a maneira como agirmos com a fé das pessoas ,sem qualquer dano e desrespeito. A melhor maneira de combater a intolerância de crença, e [crença é  agirmos com palestras públicas ,nas escolas devem falar sobre o tema ,ou seja [vírgula] que a sociedade defina plenamente na crença religiosa que não tenha interferência de outras religião [religiões].






 

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma incoerente, os argumentos são inconsistentes e há muitos problemas de estruturação das ideias.

Aspectos pontuais:

  • 1º parágrafo: O cristianismo é a religião com maior número de seguidores, e não os católicos; nem sempre a liberdade religiosa foi possível ao longo da História.
  • 2º parágrafo: Os prostentantes lutaram em favor da liberdade religiosa;
  • 3º parágrafo: Não começamos parágrafos com "Pois"; Evangélicos também são cristãos; Esta frase não faz sentido: A intolerância dos indivíduos é respeitar a liberdade ,sem agressões e indiferença sem misturar outros assuntos. 
  • 4º parágrafo: Este trecho também não faz sentido: que a sociedade defina plenamente na crença religiosa que não tenha interferência de outras religião [religiões].

Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     190


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200