No dia 28 de Agosto [agosto] de 1963, na Marcha sobre Washington, Martin Luther King Jr. declamava seu discurso: “Eu tenho um sonho, que um dia minhas quatro pequenas crianças, [sem vírgula] vão viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter”. Será que assim como no discurso de King, um dia também vivenciaremos no Brasil uma convivência pacífica e tolerante entre as religiões e a sociedade?
O Brasil tem um sistema de governo democrático, em que os cidadãos têm liberdade de expressão, de gênero, ?[sem vírgula] e religiosa, [ponto final] apesar de adotar o princípio da laicidade ?[vírgula] é notório e majoritário o crescimento do número de católicos e protestantes, dentre [entre] outras religiões no país, que ?[vírgula] por sua vez ?[vírgula] influenciam direta ou indiretamente a parcialidade, ?[sem vírgula] e algumas tomadas de decisões do estado [Estado]. No entanto, é importante ponderar que cada religião está fundamentada em uma doutrina ou ideologia e que ?[vírgula] nesse contexto ?[vírgula] surgem ativistas, grupos extremistas e militantes que acabam incitando o ódio, ?[sem vírgula] e reprimem outras crenças e grupos por serem diferentes.
Talvez seja difícil dizer o motivo de tal intolerância, no entanto, é necessário atentar que o Brasil é um país de grande miscigenação, visto que sua cultura é formada por pessoas de várias etnias, ?[ponto final] alguns grupos religiosos ainda relutam para romper e quebrar paradigmas que podem contribuir para o surgimento de uma sociedade igualitária e justa. Em consequência disso, vê-se uma grande disseminação de ódio e aversão dos mais variados tipos ?[vírgula] como o Antissemitismo, Islamofobia, Cristofobia e a Homofobia.
Assim, é imprescindível que o estado ?[vírgula] como defensor dos direitos da população, exerça a laicidade e crie medidas mais efetivas que visem mitigar quaisquer tipos de intolerância, garantindo assim o bem estar [bem-estar] social. Embora cada religião tenha sua doutrina ou ideologia, ambas pregam um denominador comum [:] o amor ao próximo, ?[ponto final] ainda que seja difícil é necessário que cada religião faça cumprir essa ordenança, pois à medida que a mesma for cumprida, estaremos vivenciando o sonho que Martin Luther King expressava em seu discurso.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e os argumentos são consistentes. Há uma proposta de intervenção mediana para o problema apresentado, pois poderia ter apresentado ações mais específicas para a questão.
Vamos aos aspectos pontuais:
- 1º parágrafo: Talvez essa não seja a melhor citação a ser utilizada, pois não envolve o tema, mas, sim, a questão da segregação racial nos EUA.
- 2º parágrafo: Antissemitismo não é um problema vivido pelo Brasil; Homofobia não é um exemplo de intolerância religiosa.
- Há problemas em relação ao uso da vírgula e do ponto final.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |