Os fatos da realidade religiosa no Brasil - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 22/11/2016

Status:

Corrigida
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A religiosidade no Brasil, que é um país laico, apresenta certas intolerâncias por parte da sociedade. Algumas religiões têm desafeto por outras, no entanto, é necessário o respeito por cada crença devido a [à] laicidade do Estado.

Cada religião tem suas características próprias, como rituais e atos periódicos. Com a posição do Estado brasileiro sobre as crenças, a necessidade de elaborar leis que combatem crimes contra o sentimento religioso foram positivas, porém, ainda não deixou de existir as discriminações. Entre crenças e descrenças, há religiões que combatem outras violentamente, como no caso registrado em que se atiraram uma pedra contra umbandistas, gerando repercussões.

Por outro lado, o país esta [está] longe de possuir religiões extremistas, como o Estado Islâmico e o Boko Haram, que empregam atos terroristas diante de quem é contra ou não segue o Islamismo, e além disso vêm ocupando territórios no Oriente Médio e na África, algo desumano e que é intolerante.

Diante dos fatos mencionados, o Governo brasileiro deve criar um órgão que reúna as mais diversas crenças existentes, com um representante de cada, com o intuito de gerar entre elas uma relação harmônica, onde haja respeito e humanidade, a fim de combater as intolerâncias.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma superficial, os argumentos, muitas vezes, são inconsistentes e a proposta de intervenção apresentada é questionável.

Vamos aos aspectos pontuais:

  • 2º parágrafo: A frase destacada não faz muito sentido;
  • 3º parágrafo: Ocupar outros territórios não é necessariamente um fator desumano, como sugerido no trecho;
  • A proposta de intervenção não significa muito, pois, para que serviria esse órgão e o que ele faria? Ele seria criado apenas para ser criado?

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200