A religiosidade no Brasil, que é um país laico, apresenta certas intolerâncias por parte da sociedade. Algumas religiões têm desafeto por outras, no entanto, é necessário o respeito por cada crença devido a [à] laicidade do Estado.
Cada religião tem suas características próprias, como rituais e atos periódicos. Com a posição do Estado brasileiro sobre as crenças, a necessidade de elaborar leis que combatem crimes contra o sentimento religioso foram positivas, porém, ainda não deixou de existir as discriminações. Entre crenças e descrenças, há religiões que combatem outras violentamente, como no caso registrado em que se atiraram uma pedra contra umbandistas, gerando repercussões.
Por outro lado, o país esta [está] longe de possuir religiões extremistas, como o Estado Islâmico e o Boko Haram, que empregam atos terroristas diante de quem é contra ou não segue o Islamismo, e além disso vêm ocupando territórios no Oriente Médio e na África, algo desumano e que é intolerante.
Diante dos fatos mencionados, o Governo brasileiro deve criar um órgão que reúna as mais diversas crenças existentes, com um representante de cada, com o intuito de gerar entre elas uma relação harmônica, onde haja respeito e humanidade, a fim de combater as intolerâncias.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma superficial, os argumentos, muitas vezes, são inconsistentes e a proposta de intervenção apresentada é questionável.
Vamos aos aspectos pontuais:
- 2º parágrafo: A frase destacada não faz muito sentido;
- 3º parágrafo: Ocupar outros territórios não é necessariamente um fator desumano, como sugerido no trecho;
- A proposta de intervenção não significa muito, pois, para que serviria esse órgão e o que ele faria? Ele seria criado apenas para ser criado?
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |