Redação (Sem titulo) - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 22/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na sociedade atual, combater a intolerância religiosa é um problema no Brasil e isso se deve ao fato de que antigamente [vírgula] desde o período colonial [vírgula] muitos índios e pessoas eram proibidas de se manifestarem, coisa que vem ocorrendo nos dias atuais. O país está sendo afetado com essa intolerância que vem prejudicando a liberdade de expressão dos indivíduos, [ponto final]] caso esse problema venha a persistir, vai prejudicar muito o cotidiano da sociedade brasileira.

Nesse sentido, percebe-se que não só precisa [precisamos] de leis mais rígidas, como também de uma população mais unida. Em primeiro plano, nota-se que a sociedade brasileira vem sendo bastante crítica, na qual [ o que é] é muito bom. No entanto, há aqueles que não apenas critica [criticam], mas também prejudica  [prejudicam] a liberdade de expressão das pessoas que acaba se tornando um crime. Ademais, de acordo com a constituição federa [Constituição Federal,] l é livre a liberdade de crença religiosa às pessoas, visto que elas podem se manifestar em diferentes correntes, como políticas, culturais, movimento sociais e entre outros.

Além disso, saber ter controle e consciência da lei é algo fundamental para o brasileiro. Soma-se, ainda, que tanto a pessoa ter crença quanto não ter, é [sem vírgula]um direito que o indivíduo, ou seja, a sociedade tem, pois é livre a escolha e isso é de dignidade humana. Dessa forma, a união e a vontade de escolher cabe a cada pessoa saber a melhor forma. Torna-se evidente, portanto, que essa intolerância religiosa é algo que precisa ter mais atenção e cuidado para combater. Desse modo, o papel do governo é fundamental, que se faz [pois, é] necessário que ele invistar [invista] criando ou tornando a lei mais rígida, a fim de ajuda [ajudar] nos casos da privação da liberdade de expressão. Outrossim, as escolas em consonância com os pais dos alunos criar [devem criar] palestras e debater para que comece a perceber desde criança que é crime a discriminação com o outro. Assim, vai diminuir consideravelmente os casos de crime.

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal. O tema é desenvolvido de forma superficial, os argumentos são inconsistentes e há problemas de estruturação das ideias.

Vamos aos aspectos pontuais:

  • 1º parágrafo: Evitar linguagem própria da fala;
  • 2º parágrafo: trecho destacado não faz sentido.
  • Atentar ao bom uso da vírgula;
  • Mobilizar argumentos consistente para validar a tese.

Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200