Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra ciência social,[sem vírgula] de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então um fenômeno inerente a [à]cultura humana, assim como as artes e técnicas. Elas são importantes até para a socialização da humanidade, vendo que [pois, já que etc.] ela é responsável até por grande parte da cultura mundial. No Brasil [vírgula] não é diferente, grande parte da arte e da cultura nacional é diretamente ligada a uma ou mais religião. E sempre foi uma convivência harmônica.
Hoje, com o surgimento de novas organizações, com novas doutrinas e costumes, fica cada vez mais evidente a intolerância religiosa, que parece uma heresia, ora, se a religião prega o amor, a harmonia, a paz e a concórdia, então, por que os fieis [fiéis] estão entrando em estado de intolerância religiosa? Por causa de seus doutrinadores. Pessoas com pouca ou nenhuma formação religiosa, [vírgula] pegam uma bíblia e saem por ai pregando o evangelho todo deturpado. [vírgula] Fazendo do que prega sua verdade absoluta. E assim começam os conflitos, por falta de uma política que regule as ações religiosas, as entidades seguem com total autonomia, sem responder a nada por suas atitudes.
Todos têm o direito de escolher a religião que quiser, [sem vírgula] e nela buscar seu Deus e sua felicidade. Sem que pra isso tenha que perder a sua paz, [ponto final] essa situação equivocada de alguns religiosos deve ser punida e cobrada por toda a sociedade. Não podemos ser tolerantes com a intolerância religiosa. Ela gera o extremismo, e ele [vírgula] as guerras. Por causa do extremismo do grupo Estado Islâmico [vírgula] a paz acabou na Síria e em muitos países do Oriente Médio. Pessoas sem pátrias, vagando pelo mundo sem nada, por causa da intolerância religiosa. É muito sério. Para que esse mal não cresça no Brasil, é preciso que o governo exija respeito e ética para que todos se relacionem com civilidade e em paz. As escolas devem ensinar as crianças o conceito do respeito com a religião do outro. [vírgula] Porque o respeito se aprende na escola, [sem vírgula] e ele é bom para a vida inteira, cabe em todos os lugares, Para qualquer tipo de intolerância [sem vírgula] o respeito é o antídoto. A única coisa tão inevitável quanto a morte é a vida [sem vírgula] por isso [sem vírgula] devemos viver em paz, e respeitar pode dar certo.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
- 1º parágrafo: A convivência entre as religiões quase nunca foi harmônica;
- Evitar termos próprios da oralidade (destacados em vermelho]
- Atentar ao bom uso da vírgula.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |