Livre Arbítrio - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 21/11/2016

Status:

Corrigida
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No Brasil, religião é um direito que a pessoa tem de ter ou não. Não é obrigado a nenhum cidadão brasileiro a imposição de uma. É do livre arbítrio de cada um ter ou não. E cabe aos demais respeitar a escolha do outro. Não há um ser aqui nesta Terra capaz de dizer se essa ou aquela é a certa. Cabe a cada um escolher a que para si é a melhor. A religião é uma coisa séria. É um compromisso com Deus. É devoção, amor e respeito, ela serve para nos ligar a Deus. [sem ponto] E prega amor, justiça, caridade e ética, fortalece a fé e a irmandade. Pelo menos é isso o que elas pregam, mas [vírgula] hoje, estar [está] havendo no país muita intolerância religiosa, [ponto final]  algumas religiões estão usando como comercio [comércio] e não como filantropia, assim a ganância impera e o dinheiro torna-se o primeiro objetivo de alguns pastores, que ficam disputando os fieis [fiéis] no laço e pregando a intolerância religiosa, oprimindo os seguidores caso se desviem do caminho da salvação. Religião e dinheiro não combinam, não foi isso o que Jesus nos ensinou, ou religião alguma. Assim, para que a paz reine entre as religiões [vírgula] é preciso que o governo interfira nas diretrizes das organizações religiosas [vírgula]  dando limites e direção para como prosseguir com as outras. [sem vírgula]  E cobrando resultados, [vírgula] [ponto final] caso eles não cumpram [vírgula]  perderão as credenciais para doutrinar. E as escolas, [sem vírgula]  também terão um papel fundamental para ensinar o respeito a [à] religião alheia. O respeito é o pai e a mãe da ordem do mundo. Sem ele, a desordem e a baderna prevalecem. Só com ele, a escolha e a prática da religião se tornarão um ato de fé, amor e escolha novamente livre.

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma superficial, os argumentos são inconsistentes, pois permanecem em divagações sem comprovação prática. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200