A intolerância religiosa no Brasil - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 21/11/2016

Status:

Corrigida
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A constituição brasileira [letra maiúscula] é bem clara ao afirmar que o Brasil é um país laico , que aceita todas as religiões e garante a liberdade religiosa. No entanto, não é isso que diz as mais de 500 queixas de intolerância religiosa enviadas ao Ministério Público entre 2011 e 2014. É bastante provável que as causa [causas] da intolerância religiosa no Brasil sejam diversas [vírgula] mas, neste texto, serão citadas apenas duas.

Uma das causas da intolerância religiosa no Brasil e em várias outros lugares do mundo é o fanatismo religioso. Deve-se dizer que este [esse] mal caracteriza-se pelo ato de defender a qualquer preço a religião em questão sem se importar com as consequências físicas e psicológicas causadas. Consequências drásticas deste [desse] ato já podem ser vistas nos diversos atos de violência causados pelo Estado Islâmico nos conflitos do Oriente Médio.

Outra causa da intolerância religiosa no Brasil é o abuso da liberdade de expressão ocasionado pela compreensão equivocada dos direitos de se expressar. A falta de informação faz com que as pessoas achem que liberdade de expressão é poder dizer ou fazer qualquer coisa ao próximo sem se importar se isso irá feri-lo psicologicamente ou fisicamente [psicológica ou fisicamente].

Apesar de parecer difícil, é completamente possível combater esses problemas com medidas que "endureçam" as leis penais de combate à intolerância
?[vírgula] aumentando as penas para os delitos. Também é preciso aumentar a fiscalização e criar ações educadoras que ensine [ensinem] à população o verdadeiro significado da liberdade de expressão.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200