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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 20/11/2016

Status:

Corrigida
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A atual Constituição Federal de 1988 vigente no país assegura a laicidade e, consequentemente, a liberdade de escolha de qualquer manifestação religiosa. Não obstante, é evidente a tentativa de supremacia religiosa, a qual favorece os diversos atos de violência advindos da intolerância religiosa. Sendo assim, é preciso analisar os principais responsáveis da dificuldade da aceitação da pluralidade religiosa.

Em primeiro lugar, mesmo sendo um país laico, ainda nota-se [se nota] uma hegemonia religiosa no Brasil. Com a chegada dos jesuítas por volta do século XVI, houve uma forte disseminação do cristianismo por todo o continente americano e hoje é predominante no país. Por conseguinte, essa forte predominância acaba anulando a ideia da laicidade, uma vez que acaba bloqueando a atuação de outras religiões e [vírgula] quando estas resolvem se manifestar, há um certo estranhamento por parte da população, assim como ocorreu com a garota de 11 anos que foi agredida na vila [Vila] da Penha ao término do seu ritual religioso de candomblé.

Em segundo lugar, a educação precisa ser ampliada no sentido de disseminar e permitir a diversidade religiosa. É notória a unificação da religião na base curricular das instituições de ensino, inclusive no Brasil. Tem-se uma prevalência do ensino religioso voltado ao catolicismo no Brasil, sem dar muita ênfase as [em] tantas outras. Isso, portanto, limita o conhecimento sobre o campo teológico e trás [traz] como consequência a dificuldade de aceitação de outras manifestações religiões.

Dessa forma, nota-se uma necessidade de reforma na programação curricular das escolas. Destarte, faz-se necessária uma maior mobilização do Estado e das escolas para intervir nesses impasses. O Governo Federal deve assegurar a secularidade no país, de forma a evitar perseguições e violências contra qualquer manifestação religiosa, [sem vírgula] por meio do melhoramento de órgãos de denúncias. O filósofo John Locke já dizia que o ser humano ao nascer é uma tábua rasa, a qual será preenchida com as experiências ao longo do tempo, dai [por isso,] a importância da educação como ferramenta fundamental na geração de boas experiências a partir do momento que ela permite ao homem exercer a tolerância e respeito de [a] todas as religiões. Feito isso, as relações humanas serão cada vez mais pacíficas e o combate ao preconceito religioso passará a ser uma realidade.

Comentários do corretor


O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal, com erros pontuais, e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

Acredito que unificação da religião não era a melhor expressão para designar o que você gostaria de dizer, mas, sim, sobreposição de uma religião. Poderia também ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200