Assim como a imposição da catequese pelos portugueses aos índios no Brasil-Colônia e casos de perseguição aos cristãos no Oriente Médio. No Brasil, a intolerância religiosa também acontece no campo da ideologia e da violência, porém, o motivo principal desta [dessa] ação é a falta de conhecimento Como disse o filósofo Immanuel Kant ?[vírgula] ''O homem é aquilo que a educação faz dele.'', ou seja, um indivíduo sempre irá agir diante [a partir de] seu grau de conhecimento.
Analisando um intolerante, é possível afirmar que ele não detem [detém uma] de boa educação, pois não há o respeito e o conhecimento dos valores morais e éticos da parte dele. Com diversas consequências, a intolerância religiosa possui duas principais: ignorância e violência. Estas [Essas] duas que podem ser extintas apenas pelo conhecimento. Por fim, não há o certo e nem o errado, cada indivíduo deve seguir e acreditar naquilo que lhe convém sem interferir na escolha do próximo.
Aumentando a pena e tornando inafiançável o crime da intolerância religiosa, o intolerante irá pensar duas vezes antes de cometer tal delito. Principalmente na infância, fase em que as ideias estão em formação, a criança deve ter o conhecimento de diversidade por parte de seus pais e da escola, [ponto final] com a expansão desta [dessa] ideia ?[vírgula] se resulta em uma sociedade mais civil e humana, que compreende a escolha e a situação do próximo.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma incoerente, os argumentos são inconsistentes e há muitos problemas de estruturação das ideias.
1º parágrafo: Frase totalmente desarticulada do restante do parágrafo; Porém: essa conjugação não cabe no trecho, pois não uma ideia de oposição.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |