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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 20/11/2016

Status:

Corrigida
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Assim como a imposição da catequese pelos portugueses aos índios no Brasil-Colônia e casos de perseguição aos cristãos no Oriente Médio. No Brasil, a intolerância religiosa também acontece no campo da ideologia e da violência, porém, o motivo principal desta [dessa] ação é a falta de conhecimento Como disse o filósofo Immanuel Kant ?[vírgula] ''O homem é aquilo que a educação faz dele.'', ou seja, um indivíduo sempre irá agir diante [a partir de] seu grau de conhecimento.

Analisando um intolerante, é possível afirmar que ele não detem [detém uma] de boa educação, pois não há o respeito e o conhecimento dos valores morais e éticos da parte dele. Com diversas consequências, a intolerância religiosa possui duas principais: ignorância e violência. Estas [Essas] duas que podem ser extintas apenas pelo conhecimento. Por fim, não há o certo e nem o errado, cada indivíduo deve seguir e acreditar naquilo que lhe convém sem interferir na escolha do próximo.

Aumentando a pena e tornando inafiançável o crime da intolerância religiosa, o intolerante irá pensar duas vezes antes de cometer tal delito. Principalmente na infância, fase em que as ideias estão em formação, a criança deve ter o conhecimento de diversidade por parte de seus pais e da escola, [ponto final] com a expansão desta [dessa] ideia  ?[vírgula] se resulta em uma sociedade mais civil e humana, que compreende a escolha e a situação do próximo.

Comentários do corretor


 O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma incoerente, os argumentos são inconsistentes e há muitos problemas de estruturação das ideias.

1º parágrafo: Frase totalmente desarticulada do restante do parágrafo; Porém: essa conjugação não cabe no trecho, pois não uma ideia de oposição.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200