Diante da atual situação, o Brasil está longe de se tornar um país laico, [ponto final] afirmo isso pois, atualmente, podemos ver tanto em noticiários quanto em nosso dia a dia exemplos de como estamos distantes disso. A intolerância religiosa ocorre, principalmente, pelo sentimento que muitos dos crentes (de qualquer religião) desenvolvem, que é acreditar que sua religião é melhor do que as outras, consequentemente, essas pessoas, em sua maioria, não aceitam, ?[sem vírgula] nem respeitam, ?[sem vírgula] nenhuma religião que não seja a que acreditam.
Por ser um problema de grande escala e importância, buscamos urgentemente uma solução, e um dos caminhos seria ensinar nas escolas, começando pelo fundamental [Ensino Fundamental], a respeitar as diferenças de cada um, seja [como] cor, pensamentos, condição financeira, crenças, etc. Desta [Dessa] forma, as gerações futuras seriam livres de todo tipo de preconceito, ?[sem vírgula] e em busca de uma sociedade melhor. Um caminho com efeitos à [a] curto prazo, ?[sem vírgula] seria que os crimes que vierem a ocorrer sejam tratados com severidade, com aumentos das penas e fianças; juntamente com campanhas contra essa intolerância. A liberdade de religião é um tema que precisa ser mais abordado, desta forma, será um passo a menos à [na] luta contra a intolerância religiosa no Brasil.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de algums problemas com relação aos sinais de pontuação. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e foi feita uma análise muito simplista do tema. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |