A intolerância religiosa, no Brasil, ?[sem vírgulas] tem sua raíz nos afrodescendentes [vírgula] que foram escravizados e impedidos por lei de manifestarem seus costumes religiosos, [sem vírgula] na época do Brasil Colônia. E é nesse âmbito que, até hoje, eles são os que mais sofrem discriminação religiosa, como se já não bastasse o preconceito racial.
A televisão é um grande veiculador de informação que [e] pode criar um entendimento que muitas vezes pode remeter à ignorância religiosa. Notícias do Estado Islâmico e a extrema violência do Oriente pode [podem] gerar nas pessoas um pensamento generalizado de que todo Islâmico é violento e agressivo, como foi o caso ?[vírgula] nos Estados Unidos ?[vírgula] em que muitos foram atacados física e verbalmente em razão dessa falsa ideia. Todo esse preconceito em relação a [à] religião é fruto do desconhecimento sobre religião. O Islamismo, por exemplo, possui várias vertentes e nem todas são ligadas ao extremismo e violência, como é mostrado pela televisão. E isso se aplica a várias outras religiões que são discriminadas justamente devido à insipiência religiosa.
Portanto, como disse o filósofo Pitágoras: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. E é nessa vertente que se baseia a solução de toda essa incompreensão do desconhecido. Cabe aos pais e à escola oferecem [oferecerem] o conhecimento adequado sobre religião em geral, promovendo assim o respeito com todo tipo de religião.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e o tema foi abordado de maneira simplista. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
1º parágrafo: Você dá a entender que os responsáveis pela intolerância religiosa são os afrodescendentes.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |