Um dos eventos que marca [marcaram] a humanidade desde seus primórdios é a sobreposição de uma crença religiosa sobre outra. E com ela o [outra e, com ela, o] desrespeito, a intolerância e o radicalismo. Nos arquivos históricos encontramos como uma das causas da queda do império babilônico [Império Babiônico] a oficialização de por exemplo a religião cristã. O que acontece é que antes de ser oficializada na Babilônia por Constantino, todos as religiões eram respeitadas e cultuadas. Com a oficialização, o exército começou a perseguir as religiões politeístas. ?[vírgula] Fato que levou a revoltas. e posteriormente enfraquecimento militar do império.
Nota-se ?[vírgula] evidentemente ?[vírgula] que a melhor maneira de enfrentar a intolerância é com a prática do respeito. No oriente médio [letra maiúscula] ?[vírgula] existe uma perseguição tremenda por parte de muçulmanos radicais. Eles formam grupos terroristas que torturam, decapitam, estupram, degolam, apedrejam e fuzilam crentes de outras religiões. Observa-se a intolerância religiosa nos seus mais elevados níveis. E por isso [níveis e, por isso,] ela deve ser evitada.
No Brasil ?[vírgula] o desrespeito toma outros contornos. Um membro da igreja Universal do Reino de Deus em afronta aos cristão católicos derrubou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Esse ato levou [causou] a indignação dos católicos. O ator foi extraditado do país. Além disso ?[vírgula] há na internet ?[vírgula] nas redes sociais ?[vírgula] muitas críticas e trocas de xingamento. Evangélico contra católicos, espíritas, membros de candomblé, macumba e etc. Nossa constituição brasileira [letra maiúscula] reza em seu artigo terceiro que não pode haver discriminação por credos. Ressalta também no artigo quinto que serás [será] respeitado qualquer forma de culto religioso. Isso não ocorre nem no Brasil e nem no mundo. E o que deve ser cultuado é a prática da tolerância religiosa mostrando que a fé no respeito é grande chave da harmonia social.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. A abordagem da questão não sobressai ao senso comum e não há desenvolvimento de uma proposta de intervenção efetiva.
1º parágrafo: Não seria Império Romano em vez de Babilônico?; Não cabe "por exemplo" no trecho.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |