- Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 18/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é considerado um estado [Estado] laico, porém ?[vírgula] na prática  ?[vírgula] a situação é diferente. Infelizmente, algumas pessoas pensam que apenas sua religião é aceitável, portanto  ?[vírgula] podem simplesmente desrespeitar o outro. O cenário religioso brasileiro é muito amplo, isto é  ?[vírgula] algo que não pode ser desprezado. A maioria dos brasileiros estão condicionados a pensar que, oque [que o que] a sua própria religião prega é a unica [única] verdade universal. Este [Esse] pensamento vem do passado, da época da escravidão, onde a única religião pregada era o catolicismo  ?[vírgula] e os escravos, vindos da África, não podiam contestar tal. Hoje, graças a [à] laicidade, outras religiões puderam adentrar o Brasil, mesmo que ainda discriminadas. A pluralidade de religiões presentes no país é algo de que se orgulhar. Em muitos países do Oriente Médio, apenas uma religião é aceita e aquele que não a seguir é morto de forma brutal. A população brasileira deveria parar para pensar nisso ao invés de criticar outras religiões. Portanto, para combater a intolerância religiosa, as escolas deve [devem] promover aulas de ensino religioso, abordando todas asa [as] religiões possíveis. A família deve educar suas crianças para respeitar o diferente. O individuo deve repensar seus atos e exercer o respeito pelo outro. Dessa forma, o Brasil será um país mais tranquilo para se viver.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas em relação ao uso dos sinais de pontuação. Desenvolva suas ideias e fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200