Pluralidade que necessita de respeito - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 18/11/2016

Status:

Corrigida
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No Brasil atual, lugar de diversas misturas étnicas e culturais, é necessária uma maior atenção à maneira de combater a intolerância religiosa [vírgula] que se mostra presente há muito tempo. Conforme a Constituição Federal promulgada em 1988, o Estado é laico e todos possuem liberdade de escolha da religião que deseja seguir. A perseguição religiosa acontece nos mais diversos lugares, como nas escolas, no trabalho e nas redes sociais. Manifesta-se através [por meio] de difamações, de discriminação e por atos violentos que atentem à integridade física das pessoas cuja crença não corresponda à determinada visão. Para se combater a intolerância religiosa, é preciso uma série de medidas preventivas. As instituições religiosas devem promover o respeito e a aceitação da diversidade de religiões no país durante suas pregações. Além disso, no meio escolar, local de convivência de diferentes grupos religiosos, faz-se mister a promoção de palestras e campanhas de conscientização. Outrossim, o poder público pode criar mecanismos eficientes de queixa desse tipo de preconceito, como um aplicativo de denúncia “online [on-line]”. É imprescindível que a Justiça adote punições aos intolerantes, como multas em casos mais sutis e prisão nos mais graves. Portanto, novas medidas são necessárias para resolver o entrave, principalmente nos meios governamentais, educativos e religiosos. Aperfeiçoar a tolerância às diferenças através [por meio] do bom senso e do respeito à diversidade é indispensável para o bem-estar da sociedade.

Comentários do corretor


O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, e há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. Todavia, faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200