No Brasil atual, lugar de diversas misturas étnicas e culturais, é necessária uma maior atenção à maneira de combater a intolerância religiosa [vírgula] que se mostra presente há muito tempo. Conforme a Constituição Federal promulgada em 1988, o Estado é laico e todos possuem liberdade de escolha da religião que deseja seguir. A perseguição religiosa acontece nos mais diversos lugares, como nas escolas, no trabalho e nas redes sociais. Manifesta-se através [por meio] de difamações, de discriminação e por atos violentos que atentem à integridade física das pessoas cuja crença não corresponda à determinada visão. Para se combater a intolerância religiosa, é preciso uma série de medidas preventivas. As instituições religiosas devem promover o respeito e a aceitação da diversidade de religiões no país durante suas pregações. Além disso, no meio escolar, local de convivência de diferentes grupos religiosos, faz-se mister a promoção de palestras e campanhas de conscientização. Outrossim, o poder público pode criar mecanismos eficientes de queixa desse tipo de preconceito, como um aplicativo de denúncia “online [on-line]”. É imprescindível que a Justiça adote punições aos intolerantes, como multas em casos mais sutis e prisão nos mais graves. Portanto, novas medidas são necessárias para resolver o entrave, principalmente nos meios governamentais, educativos e religiosos. Aperfeiçoar a tolerância às diferenças através [por meio] do bom senso e do respeito à diversidade é indispensável para o bem-estar da sociedade.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, e há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. Todavia, faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |