Amor e Respeito geram a paz - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 17/11/2016

Status:

Corrigida
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No Brasil, existem muitas religiões, e pelo que se sabe todas são monoteístas que quer dizer que só existe um único Deus. Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque [por que] viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos. Mas o princípio básico de todas é a fé e a união, cada uma do seu jeito tenta guiar seu povo até Deus.

O que acontece hoje no Brasil, ?[sem vírgula] é que qualquer um de posse de uma bíblia pode fundar uma religião, basta querer! Sem base, nem estudos e muito menos ética, segue guiando um bando de alienados sedentos de milagres. E isso é muito ruim, a religião católica é a mais velha para os brasileiros, veio com os colonizadores, e durante muito tempo reinou absoluta. O candomblé veio com os escravos e sempre foi combatida [combatido] por todas as outras.

Antigamente alimentar a fé era um hábito normal,[ponto final] quem nunca foi assistir [a] uma missa em uma manhã de domingo? Ou domingo a [à]noite? A igreja unia as pessoas até como um acontecimento social. Com o crescimento de algumas igrejas evangélicas, ela se transformou em um grande negocio [negócio] e disputar os fieis virou obsessão, e com isso a intolerância religiosa. Esses falsos profetas, ?[sem vírgula] doutrinam seus rebanhos rumo ao impossível, prometem coisas que nem Jesus prometeu, por causa do dizimo,( 10% de tudo o que o fiel ganha é doado a [à] igreja) É o verdadeiro comercio lucrativo da fé. E os caminhos e toda filosofia de amor, verdade, caridade e irmandade que Jesus nos deixou? Não adianta ir a [à] igreja rezar e depois praticar a intolerância, o ódio e o desrespeito com o outro.

O governo brasileiro deve colocar regras mais rígidas para liberar a criação de uma religião. Não pode deixar qualquer alienado sair por ai pregando absurdos em nome de Deus! Já que o país é laico, todos podem escolher a religião que quiser para obedecer a Deus. O respeito é cultural ?[vírgula] se aprende na escola, as escolas terão o papel de ensinar o respeito e a tolerância . Os lideres religiosos devem ser responsabilizados e punidos caso alguém de sua dominação ou os próprios façam uso da intolerância religiosa. A inquisição religiosa acabou centenas de anos atrás, intolerância religiosa gera o extremismo, e ele a guerra. A religião é para gerar a paz. Se ela gera a guerra, então há algo de muito errado com quem a conduz!. Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho! E só o amor e o respeito a tudo e a todos nos conduz á [conduzem à] paz. Foi isso que Jesus nos ensinou.

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma incoerente, os argumentos são inconsistentes e há muitos problemas de estruturação das ideias.

Vamos aos aspectos pontuais:

  • 1º parágrafo: Nem todas as religiões são monoteístas; cuidado com generalizações.
  • 2º parágrafo: A Bíblia não é o único livro usado como base de sustentação para religiões;
     
  • Trechos em azul: Mal articulados;
  • Trechos em vermelho: Generalizações;
  • Trechos em vinho: Clichês

Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200