Não à intolerância religiosa - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 16/11/2016

Status:

Corrigida
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Desde os processos denominados [de] "revoluções industriais" e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercados em detrimento de valores humanos essenciais. Nesse sentido, a intolerância religiosa caracteriza-se por atos agressivos fisicamente [física] e moralmente com quem não seguem [segue] tal religião ou que optam [opta] por não seguir nenhuma. Alguns religiosos não respeitam a democracia pessoal, não só isso, como também a bancada evangélica quer modificar a Constituição Nacional para a mesma tornar-se [que ela se torne] semelhante à bíblia. Segundo o ativista e político, ?[sem vírgula] Nelson Mandela, a educação é arma mais poderosa que se pode usar para melhorar o mundo. Dessa forma, é nítida a riqueza de alienação e ignorância de alguns religiosos, assim tendo atitudes opróbrias, desrespeitando e pregando o ódio ao próximo, contrariando o que a palavra religiosa diz. Vale também ressaltar que a maioria dos deputados evangélicos tentam [tenta] criar leis segundo a bíblia, impedindo a união homoafetiva, pregando a submissão da mulher, o machismo, etc,  [etc.,] ou seja, estes [esses] parlamentares são contra a minoria e para a contemporaneidade simboliza um retrocesso sem tamanho. A igreja, portanto, deve mobilizar e educar seus fiéis com o ato de respeito. O Governo, por sua vez, deve investir e propor melhorias para os professores, estes que têm papel fundamental na educação brasileira, criação de campanhas publicitárias de conscientização em rádios e televisão, para assim, retroceder [televisão para, assim,] esse problema. Afinal, como dizia Oscar Wilde, o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, todavia, os argumentos são inconsistentes, pois há pouco comprovação prática. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Não basta apenas afirmar, é preciso sustentar essas afirmações!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200