Desde os processos denominados [de] "revoluções industriais" e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercados em detrimento de valores humanos essenciais. Nesse sentido, a intolerância religiosa caracteriza-se por atos agressivos fisicamente [física] e moralmente com quem não seguem [segue] tal religião ou que optam [opta] por não seguir nenhuma. Alguns religiosos não respeitam a democracia pessoal, não só isso, como também a bancada evangélica quer modificar a Constituição Nacional para a mesma tornar-se [que ela se torne] semelhante à bíblia. Segundo o ativista e político, ?[sem vírgula] Nelson Mandela, a educação é arma mais poderosa que se pode usar para melhorar o mundo. Dessa forma, é nítida a riqueza de alienação e ignorância de alguns religiosos, assim tendo atitudes opróbrias, desrespeitando e pregando o ódio ao próximo, contrariando o que a palavra religiosa diz. Vale também ressaltar que a maioria dos deputados evangélicos tentam [tenta] criar leis segundo a bíblia, impedindo a união homoafetiva, pregando a submissão da mulher, o machismo, etc, [etc.,] ou seja, estes [esses] parlamentares são contra a minoria e para a contemporaneidade simboliza um retrocesso sem tamanho. A igreja, portanto, deve mobilizar e educar seus fiéis com o ato de respeito. O Governo, por sua vez, deve investir e propor melhorias para os professores, estes que têm papel fundamental na educação brasileira, criação de campanhas publicitárias de conscientização em rádios e televisão, para assim, retroceder [televisão para, assim,] esse problema. Afinal, como dizia Oscar Wilde, o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, todavia, os argumentos são inconsistentes, pois há pouco comprovação prática. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Não basta apenas afirmar, é preciso sustentar essas afirmações!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |