A partir do século XVII, com a Reforma Protestante e a invenção da imprensa, por Gutemberg, surge [surgiram] inúmeras matrizes religiosas de oposição ao catolicismo. Nesse contexto, aparece também a aversão às diferentes crenças religiosas. A intolerância pode acarretar em sérios problemas, como as agressões físicas. É importante construir na sociedade o respeito aos diferentes modos de expressões culturais e religiosas. Consoante a Constituição Brasileira de 88, todo indíviduo tem o direito de se manifestar de acordo com as suas crenças e interesses, e o Estado deve proteger esses indíviduos. Porém, é vigente no Brasil o total desrespeito à Constituição e o número de casos de agressões ainda é alto. A palavra religião significa respeito, mas grande parte da sociedade insiste em se opor a isso. No século XVI, quando os portugueses invadiram as terras indígenas, o etnocentrismo foi exposto, ?[sem vírgula] acerca das ideologias dos cativos. Os portugueses, então, impuseram o catolicismo aos índios. Uma reelaboração do que acontece nops dias atuais, como mostra [mostram] as estatísticas, a sociedade brasileira tem um enorme preconceito com religiões de matrizes afro-brasileiras. Portanto, é urgente que se constitua, por meio da educação, o respeito às diferentes formas de expressão. Para Hellen Keller, escritora americana, o efeito mais sublime da educação é a tolerância. Nesse sentido, é pontual que as famílias passem para as crianças os valores éticos e morais, [sem vírgula] de respeito à pluralidade cultural brasileira. Outrossim, as escolas devem ampliar esses valores, diante da atual conjuntura do país, [sem vírgula] para que esses valores possam ser transmitidos para a sociedade.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, mas de maneira superficial. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Não basta apenas afirmar, é preciso sustentar essas afirmações! Além disos, apresente uma proposta de intervenção mais concreta.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |