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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 16/11/2016

Status:

Corrigida
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O Brasil é um país multicultural, ?[sem vírgula] que possui um povo miscigenado e constituído de pessoas com costumes e crenças variados. Por ser laico, acredita-se, erroneamente, que os cidadãos estão livres do preconceito e da intolerância, porém  ?[vírgula] essas práticas são comuns. Os meios de comunicação, muitas vezes, reforçam um estigma nos indivíduos de determinadas religiões, fazendo com que o olhar que se tem sobre eles seja associado a algo negativo, 'do mal', como fizeram com algumas religiões de matrizes africanas. Recentemente, inclusive, houve um caso de uma criança apedrejada ao sair de um culto umbandista e, embora noticiado pela imprensa, não houve esclarecimento sobre a religião em nenhum aspecto. Esses atos acontecem por ignorância, desconhecimento da fé do outro. A escola seria, no entanto, o melhor ambiente para preparar os indivíduos para a vida  ?[vírgula] sendo [tornando-se] tolerantes desde cedo, utilizando-se de ferramentas educacionais, não-religiosas [sem hífen], e inserindo disciplinas como História da África, desde o Ensino Básico , abordando aspectos culturais desse povo que faz parte da formação do Brasil e, por isso, conteúdos fundamentais para a compreensão dos alunos quanto ao aspecto identitário. Outra proposta interventiva seria a inclusão de tenas [temas] transversais como respeito, ética e discussões relacionadas à [a] temas específicos como, por exemplo, as charges do Charlie Hebdo e a intolerância. O que não se pode aceitar é que o exercício da fé de um devore os direitos do outro, fazendo-o se sentir sem espaço e dignidade. Seja ele cristão, católico, muçulmano, umbandista, ateu, enfim, todo cidadão tem direito assegurado, devendo recorrer à lei sempre que se sentir ofendido ou ameaçado.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, mas é feita uma abordagem superficial do tema, pouco se problematizando a questão. Amplie suas ideias e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200