O Brasil é um país multicultural, ?[sem vírgula] que possui um povo miscigenado e constituído de pessoas com costumes e crenças variados. Por ser laico, acredita-se, erroneamente, que os cidadãos estão livres do preconceito e da intolerância, porém ?[vírgula] essas práticas são comuns. Os meios de comunicação, muitas vezes, reforçam um estigma nos indivíduos de determinadas religiões, fazendo com que o olhar que se tem sobre eles seja associado a algo negativo, 'do mal', como fizeram com algumas religiões de matrizes africanas. Recentemente, inclusive, houve um caso de uma criança apedrejada ao sair de um culto umbandista e, embora noticiado pela imprensa, não houve esclarecimento sobre a religião em nenhum aspecto. Esses atos acontecem por ignorância, desconhecimento da fé do outro. A escola seria, no entanto, o melhor ambiente para preparar os indivíduos para a vida ?[vírgula] sendo [tornando-se] tolerantes desde cedo, utilizando-se de ferramentas educacionais, não-religiosas [sem hífen], e inserindo disciplinas como História da África, desde o Ensino Básico , abordando aspectos culturais desse povo que faz parte da formação do Brasil e, por isso, conteúdos fundamentais para a compreensão dos alunos quanto ao aspecto identitário. Outra proposta interventiva seria a inclusão de tenas [temas] transversais como respeito, ética e discussões relacionadas à [a] temas específicos como, por exemplo, as charges do Charlie Hebdo e a intolerância. O que não se pode aceitar é que o exercício da fé de um devore os direitos do outro, fazendo-o se sentir sem espaço e dignidade. Seja ele cristão, católico, muçulmano, umbandista, ateu, enfim, todo cidadão tem direito assegurado, devendo recorrer à lei sempre que se sentir ofendido ou ameaçado.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, mas é feita uma abordagem superficial do tema, pouco se problematizando a questão. Amplie suas ideias e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |