No filme Deus não está morto ["Deus não está morto",] uma jovem muçulmana vive um conflito com seu pai, pois a doutrina religiosa que lhe agrada,
?[sem vírgula] é contraditória com os costumes de seu povo. Fora do filme, isso é uma realidade presente em muitos países, até mesmo no Brasil. Em alguns casos, como no filme, a intolerância começa dentro de casa ?[vírgula] agravando ainda mais a situação.
Assim como a bíblia que afirma termos o livre arbítrio, a Constituição também nos confirma essa total liberdade de escolhermos o que preferirmos, inclusive nossa crença religiosa. Porém, tal liberdade nem sempre é respeitada e se torna muitas vezes ''limitada'', pois 12% das discriminações relatadas em 2014 vieram acompanhadas de agressões físicas. ?[vírgula] Deixando ?[vírgula] assim, essas vítimas intimidadas a expor sua religião e costumes.
Entretanto a intolerância é ainda mais alarmante quando a vítima à [a] presencia debaixo de seu próprio teto, o que dificulta o combate. Segundo a Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República ?[vírgula] cerca de 213 denúncias com religião não são informadas, e, provavelmente ?[vírgula] o fato do crime estar presente no lar contribui para o aumento desse número. Outro fator contribuinte seria a escassez de informações de como lidar com essas atitudes agressivas e também o medo de se expor.
Portanto ?[vírgula] medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério da comunicação [letra maiúscula] deve investir em propagandas que incentivem a denúncia desse crime e informar com clareza como ela pode ser feita, preservando a imagem da vítima. Além disso ?[vírgula] a Secretária dos Direitos Humanos ?[vírgula] aliada com os devidos orgãos competentes ?[vírgula] precisa assegurar que as devidas providências serão tomadas e que a segurança da vítima será garantida. O pensador Kant diz que O ser humano é a educação que lhe foi dada [entre aspas], portanto ?[vírgula] as escolas ?[vírgula] disponibilizando palestras e tirando dúvidas sobre o assunto, formaria [formariam] cidadões críticos que respeitariam a diversidade religiosa, ao invés de [em vez de] intolerantes.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. É preciso ter cuidado com o uso dos sinais de pontuação e evitar períodos muito longos para não prejudicar o texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |