A intolerância religiosa é o exercício de uma agressão - verbal e/ou física - comandada por diferentes grupos. A prática da intolerância religiosa no Brasil é mais predominante contra os grupos de religião [religiões] de matriz-africana [sem hífen], e esse é um problema potencializado pelas falas de líderes religiosos.
O que comanda a intolerância religiosa são os diferentes tipos de pensamento, e o que a descreve são os valores inseridos nele [neles]. Dentre [Entre] diversas religiões, as que mais sofrem com a prática da intolerância religiosa no Brasil são as de matriz africana. Desde o período colonial, que os cristãos – católicos – tentam uma iniciativa de evangelização, e isso não foi diferente, por exemplo, no período da escravidão no Brasil, que os escravos eram impedidos de manifestar a sua religião, e por isso, foram [religião e, por isso, foram,] desde sempre, disciplinados a acreditar na fé católica: Se casando; não trabalhando no dia de domingo; e até mesmo, se batizando.
Sendo assim, a intolerância religiosa nada mais é do que a falta de informação sobre as diferentes religiões, e o preconceito é apenas um ingrediente intrínseco. Nem sempre quem pratica a intolerância religiosa está agindo sozinho, [ponto final] muitas vezes essas ideias vêm de um grupo como um todo. Fieis [Fiéis] que escutam seus líderes religiosos falarem mal de outras religiões, constrói [constroem] – junto com ele - um pensamento repulsivo quanto a [à] diversidade de pensamentos.
Algumas vezes partem da fala para ações, como invadir terreiros; quebrar imagens sagradas, [sem vírgula] e, até mesmo, expurgar possíveis demônios através [por meio] da oração a [à] força ou pela agressão física. Dessa forma, dentro de um templo religioso [vírgula] é complicado estabelecer a diferença entre crítica e intolerância, visto que a crítica leva as pessoas a interpretarem mal os diferentes valores religiosos! Portanto, a raiz do problema é histórica, [sem vírgula] e transmite um pensamento de dominação, muitas vezes caracterizada pelo preconceito e pela distinta posição religiosa. Independentemente de como a prática se origina, intolerância é intolerância, e o primeiro caminho para acabar com essa prática, [sem vírgula] é promovendo o conhecimento sobre as diversas religiões, oferecendo um lugar na TV aberta, [sem vírgula] e [vírgula] ainda, estabelecendo um limite para as falas de líderes religiosos, principalmente para aqueles que atingem maior parte da população. A tolerância é o principal ingrediente para uma boa convivência!
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de algums problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática e há problemas de estruturação das ideias. Cuidado com generalizações (como a destacada e vermelho) e evite períodos longos!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |