Ser livre é poder fazer escolhas próprias, é dar opinião e, entre outras coisas, é escolher quais crenças seguirá. Porém, muitas pessoas são discriminadas por causa da opção religiosa. Diante disso, medidas podem ser adotadas para deter tais ações.
A intolerância religiosa no Brasil vem crescendo cada vez mais, [ponto final] os casos noticiados se tornam mais frequentes e as denúncias também. Percebe-se, assim, que as vítimas estão perdendo o medo de denunciar e têm consciência de que a sua religião é tão importante como qualquer outra. Essa ação é necessária porque leva outras pessoas a falar [falarem] sobre o assunto e às autoridades a se mobilizarem.
A agressão física, embora seja menos recorrente do que a verbal [vírgula] causa danos tão grandes quanto. Há alguns meses uma menina foi acertada com uma pedra enquanto saía do culto com outros praticantes. E mesmo que já existam leis que punem [punam] esses atos, é preciso que elas sejam mais duras.
Portanto, é de suma importância que delegacias especializadas em crimes de intolerância religiosa sejam criadas pelos governos municipais e estaduais, além do incentivo por parte do Estado brasileiro à realização desse feito. Também é papel do Governo Federal implementar mudanças nas leis existentes. As ONGs ainda poderiam levar até o público em geral campanhas que incentivem o respeito, juntamente com [a] outros órgãos privados.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |