Desde meados do século XV [vírgula] quando o Brasil era colônia de Portugal, recebia em seu território povos escravizados de origem africana. Devido a isso, tanto ao processo de colonização quanto às populações vindas de outros continentes, as religiões vem [foram] sendo disseminadas pelo país. Logo, toda a prática que venha a ser configurada como intolerância à religião deve ser combatida mediante legislação, já que a constituição assegura proteção e liberdade em seus mais variados sentidos.
O Brasil garante a todo a qualquer cidadão o direito a [à] liberdade de se expressar e expor, [expor-se sem] sem ofender, machucar, denegrir o próximo em sociedade. Sendo considerado um estado [Estado] laico, pois aceita todas as religiões e as protege perante lei, o país tem de também a garantir a proteção dos seus precursores, visto que sem a garantia dos seus direitos essas pessoas são vulneráveis a qualquer tipo de agressão. O Código Penal Brasileiro ?[vírgula] em seu Artigo 208 [vírgula] assegura um desses direitos e põe em detenção quem perturbar ou atrapalhar a ordem de um culto religioso.
Mormente, os casos de violência que vem [vêm] assolando a sociedade em questão, século XXI, são de origem discriminatória as religiões propagadas durante o período colonial, sendo as mais abusadas as de origem afro-brasileira e evangélica. Segundo o jornal "Folha", do UOL, aproximadamente 62% dos casos de discriminação relatados nos anos de 2011 a 2014 são de pessoas que tem [têm] base religiosa vinda das missões jesuíticas e tráfico negreiro do XV. [vírgula] Sendo 35% de origem afro-brasileira 27% evangélica. Fora os casos que não são relatados, pois as pessoas sofridas desse [que sofrem esse] abuso se sentem se com temor.
Portanto, é notória a falta de fiscalização do governo para com a população propagadora da fé e disseminadora da religião. Deve-se por meio de informativos explicar os conceitos e ampliações de liberdade de expressão e os [as] mais expressivas palavras relacionadas à religião, ajudar as pessoas que sente [sentem] se com medo à [de] fazer as denuncias [denúnicas], por meio de palestras também, de ordem pública-governamental,que venham a expor e esclarecer o que se pode fazer àqueles que sofrem abusos de como ser auxiliado.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma incoerente, os argumentos são inconsistentes e há muitos problemas de estruturação das ideias.
1º parágrafo: Essa conjunção não cabe nesse trecho;
3º parágrafo e último: Não está claro o que você quer dizer;
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |