Nas cidades cosmopolitas de qualquer lugar do planeta sempre haverá problemas a ser resolvidos. Há alguns dias uma menina foi vitima [vítima] de perseguição religiosa, [ponto final] ela [vírgula] ao sair do culto religioso ?[vírgula] sofreu uma agressão de repercussão nacional. A lei brasileira garante o direito de escolha religiosa, [e] a população deve respeitar e aceitar todas as religiões para erradicar a intolerância religiosa.
Um desenho internacional foi o suficiente para assassinarem 12 pessoas da equipe do periódico Charlie Hebdo. Os seguidores do profeta Maomé cometeram este [esse] atentado terrorista porque não gostaram do desenho do líder com um turbante cheio de bombas. Se a equipe tivesse observado a cultura e respeitado os limites daquele povo, nada daquilo teria acontecido. O primeiro passo é respeitar a preferência religiosa sem ofender a honra do próximo.
Uma apresentação de TV no canal evangélico exibiu um pastor ao lado de uma santa católica, ?[sem vírgula] ofendendo aquela crença e ?[vírgula] para piorar ?[vírgula] chutou a imagem diversas vezes com muito deboche. Essa ofensa por parte do líder religioso causou repercussão nacional e até processo judicial contra o desrespeito. O segundo passo é aceitar todas as outras religiões, a forma que garante a integração das religiões é a celebração ecumênica ?[vírgula] onde [em que] no palco ficam todos os líderes religiosos e na plateia os fiéis.
No Brasil ?[vírgula] de forma muito modesta ?[vírgula] acontece [acontecem] celebrações ecumênicas. Com vontade universal de erradicar a intolerância religiosa, as formas para combater a discriminação é ensinando o respeito as [às] preferências de outras culturas religiosas. A celebração ecumênica é a forma mais simples e eficaz para haver o respeito entre as mais variadas preferências religiosas.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido poderia ter sido mais bem aproveitado com uma linha argumentativa mais bem fundamentada. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer o texto.
2º parágrafo: não legitime um ato de violência.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |