A necessidade de vencer a intolerância religiosa - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 14/11/2016

Status:

Corrigida
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Desde toda a história da humanidade, as pessoas sempre buscaram formas ou seres para explicar o mundo e tudo em que nele habita, [ponto final] ao longo do tempo, vários grupos sociais de diversas regiões criaram suas próprias conclusões sobre o mistério da vida e é a partir daí que surge [surgem] as diferentes religiões, ?[sem vírgula] e ?[vírgula] junto com elas, o intenso preconceito.

No Brasil, a questão que é mais discutida é o preconceito entre religiões e fora delas, uma vez que o nosso país é rico em diversidade cultural e religiosa. Dentre [Entre] todas as religiões ?[vírgula] 99% delas ensinam o bem e o respeito ao próximo; então ?[vírgula] há alguma coisa errada, por que tanta agressividade? É normal estranharmos aquilo que consideramos “diferente” de nossa cultura ou religião ?[vírgula] mas é errado julgarmos uma etnia social por ser contrária à nossa, ou então simplesmente julgar sem conhecer, pois vivemos em sociedade e é benigno para o bem de todos respeitar e ser respeitado.

O governo, instituições estaduais, ?[sem vírgula] ou até ONGs deveriam incentivar o respeito entre as divisões religiosas, seja em telejornais, revistas ou na internet, e procurar através [por meio] dos órgãos de segurança,?[sem vírgula] repreender qualquer tipo de preconceito; uma vez que cada um nasce com a liberdade de escolher em que ou não acreditar. Em um país tão diversificado, ?[sem vírgula] e carente de informação religiosa como o Brasil, cresce a necessidade de estabelecer o controle. As escolas também seriam grandes parceiras em propagar a luta contra toda a intolerância religiosa no Brasil. Professores e alunos poderiam fazer campanhas, palestras em prol do respeito religioso. Assim, aos poucos, mais pessoas iriam perceber a importância de viver em harmonia.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma coerente, mas superficialmente. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso confirmar e comprovar.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200