O Brasil, em pleno século XXI, ainda enfrenta o problema da intolerância religiosa. O combate a essa questão é um grande desafio devido, principalmente, ao fato do país ser majoritariamente católico e de outras religiões serem pouco conhecidas. Por isso, diariamente ?[vírgula] pessoas de diversas religiões sofrem com a discriminação e com a violência física e moral.
A maioria da população brasileira segue a religião católica, [ponto final] isso deve-se a [à] influência dos colonizadores portugueses que instalaram no Brasil a crença católica. Com isso, outras religiões são pouco difundidas e conhecidas [vírgula] como: a evangélica, espírita, judaica e afro-brasileira, o que acarreta na discriminação de quem as segue. Além disso, a violência física e moral contra pessoas de diferentes religiões têm [tem mostrado índices alarmantes, o que mostra uma clara violação dos direitos humanos, [sem vírgula] no que diz respeito a [à] liberdade de expressão dos indivíduos, o que é uma situação inaceitável.
Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a ação governamental, impondo o pagamento de multas e criando leis mais rígidas para punir aqueles que agredirem pessoas de outras religiões, pois é dever do Governo proteger essas pessoas da violência física e moral. Ademais, é necessário que as escolas promovam palestras sobre as diversas religiões e sobre a importância de respeitar as diferenças, criando cidadãos concientes e comprometidos com o bem estar [bem-estar] de toda a população.
Comentários do corretor
Razoável bom: O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Poderia, no entanto, ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |