Desde o período colonial até os dias atuais, o Brasil destaca-se como um país diverso, ou seja, possui diferentes culturas, etnias e religiões. Todavia, atualmente com a conturbação do mundo globalizado, por exemplo, é cada vez mais comum [são cada vez mais comuns] cenas de intolerância religiosa. Sendo assim, o Estado e a sociedade civil organizada devem intervir para que não se torne descaso social.
Um dos principais problemas da intolerância religiosa é que grande parte da população brasileira caminha para uma sociedade fundamentalista, a [na] proporção [em] que o respeito às outras religiões é mínimo e o sentimento de individualista é crescente.
Segundo dados da Secretária de Direitos Humanos, os casos mais evidentes são com religiões afro-brasileiras e evangélicas. Enquanto aquela sofre com os reflexos do período escravista [vírgula] a outra se ver [vê] em uma sociedade com ascensão do capitalismo [vírgula] bem como do desenvolvimento de preconceitos e estereótipos. Então, enquanto não houver mudança a situação tenderá a piorar, nas palavras do filósofo iluminista, Jean Jacques [Jean-Jacques] Rousseau, ‘’ o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe’’.
Portanto, tornam-se cabíveis medidas ao combate a [à] intolerância religiosa. O Governo através [por meio] do poder legislativo [vírgula] promovendo leis em prol as [das] minorias religiosas, enquanto a sociedade de forma organizada cumprir cidadania e conscientizar-se por meios de campanhas publicitárias e a mídia levando-a denunciar. [vírgula] Pois, somente assim será possível viver em ‘’Liberdade, Igualdade e Fraternidade’’ como no discurso da Revolução Francesa.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. No último parágrafo, houve um problema de articulação das ideias, o que prejudicou a construção de sentido.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |